A Languiru dá mais um passo na busca pelo equilíbrio financeiro. O supermercado do shopping Lajeado será assumido pela rede catarinense Passarela. O anúncio foi feito pela cooperativa nesse sábado aos funcionários.
A troca de gestão deve ocorrer ao longo de mês de julho, sem interrupção das atividades. O atendimento seguirá dentro dos horários normais durante o período de transição. Conforme a direção da Rede Passarela, há interesse em manter os cerca de 60 funcionários da loja.
Negócio familiar em expansão com sede em Concórdia, o grupo atua há 33 anos nos segmentos de atacado e varejo, com unidades em SC e RS. Atualmente, são 14 lojas Via Atacadista e Supermercados Passarela. No estado, o grupo já está presente em Erechim, Farroupilha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul.
“Acreditamos no RS, que tem um potencial gigante de crescimento e oportunidades. Nossa vinda para Lajeado será uma grande escola para os novos projetos do Grupo Passarela”, destaca o presidente Alexandre Simioni.
Sobre a negociação com a Languiru, o empresário elogia as instalações no Shopping Lajeado e a proposta da loja. “A cooperativa foi inovadora com essa unidade, com uma arquitetura e comunicação especial. Enxergamos Lajeado e região como uma das cidades mais dinâmicas do estado, com potencial de crescimento e desenvolvimento”, ressalta.
O estoque será direcionado para outros Supermercados Languiru. Conforme o novo gestor, porém, produtos da cooperativa devem ser comercializados na loja do shopping, assim como hortifrúti produzidos pelos associados. A ideia é valorizar marcas locais.
“Queremos estar próximos, numa negociação saudável em que há essa preocupação com o quadro de colaboradores e com o atendimento aos clientes, ofertando qualidade e preços competitivos”, diz Simioni.
Reorganização
O presidente da Languiru, Paulo Birck, ressalta que a negociação da unidade integra o plano de reorganização da cooperativa. “Estamos dando mais um passo importante na concretização do plano que anunciamos no fim do mês de maio. A venda do Supermercado Languiru no Shopping Lajeado nos possibilita recuperar parte dos valores investidos no local”, afirma.
“As mudanças que estão sendo implementadas no modelo de negócio e tamanho das operações visam a sustentabilidade econômica e financeira da Languiru. Seguimos com outras negociações de parceria para prestação de serviços e venda de ativos, além de renegociações com instituições financeiras e credores”, completa Birck.
A estrutura da Languiru no Shopping Lajeado foi inaugurada oficialmente por ocasião das comemorações de 65 anos da cooperativa, em 13 de novembro de 2020. O Espaço Gourmet dessa unidade foi premiado pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB-RS) no Top de Marketing 4.0 2022, no segmento Alimentação.
Outras negociações
Os ativos na Languiru no shopping ainda incluem uma farmácia, descontinuada nessa sexta-feira, e uma loja Agrocenter. Esta segue em tratativas em outra negociação para venda. A unidade deve manter os atendimentos normais por enquanto. Ainda no varejo, a semana passada também marcou o fim das operações do supermercado do bairro Alesgut, em Teutônia.