Os dois lados do rio

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Os dois lados do rio

Vale do Taquari

A revitalização da orla do rio Taquari, em Lajeado, levou famílias e apreciadores da navegação fluvial a uma área que estava praticamente abandonada. O Parque Ney Santos Arruda e o calçadão, especialmente nos fins de semana, têm sido muito frequentados, apreciados, fotografados.

Agora é a vez de Estrela fazer intervenções às margens do manancial, nas imediações do porto. A parceria entre a administração municipal e Empresa Pública de Logística (E-Log) prevê a supressão de arbóreas e arbustivas exóticas e o plantio de nativas. As espécies escolhidas têm potencial de agir na contenção de encostas e de ajardinamento de vias públicas.

Sem dúvida, as duas margens têm grande potencial para receber visitantes e promover um novo olhar ao rio. Espera-se que os frequentadores cuidem do ambiente no entorno das duas margens.

Conversa Viva

Gosto do ambiente escolar. Tem barulho, movimento, expressão, atitude, educação. Tem vida. É esse ambiente que escolhemos para levar um pouco de conhecimento sobre uma tema extremamente importante, a água. As informações compartilhadas com os estudantes têm como base a pesquisa sobre qualidade dos rios e arroios da região. O Laboratório Unianálises, contratado pelo Grupo A Hora, por meio do projeto Viver Cidades,j á fez três etapas de coletas entre 2022 e 2023. Verificou-se pouca variação no Índice de Qualidade da Água (IQA), mantendo-se nas faixas ruim e péssima, as piores.

 

 

Além da água

Durante a Conversa Viva, ainda abordamos o ciclo da água, o saneamento básico (ou falta de), o descarte de resíduos e, o mais importante, o que cada um pode fazer para preservar o meio em que vivemos. Desde 22 de março, 13 escolas receberam a Conversa Viva e cerca de 480 alunos participaram da atividade. Pode parecer pouco, mas vale lembrar que gotas de água formam o oceano.
Na foto, turma da Escola Municipal São João, de Lajeado.

Expressão

Alunos do professor Régis de Azevedo Fedrizzi participaram da Conversa Viva. Depois, por meio de desenhos, colocaram no papel as suas impressões. Além de entender a necessidade da preservação ambiental, os estudantes revelaram-se grandes artistas. Turma da Emef Odilo Afonso Thomé de Estrela.

Horto

Você conhece o Jardim Botânico de Lajeado? Além de uma área linda para apreciar a natureza, o JBL mantém o horto florestal. São mais de 45 mil mudas disponíveis para venda. O trabalho de irrigação, até então manual, passou a ser automatizado. O sistema é necessário, principalmente nos fins de semana, feriados e quando os servidores estão ausentes, evitando a perda de mudas por falta de água.

Coleção

O JBL possui uma Coleção Botânica de Plantas Ameaçadas de Extinção, criada em 2002. Desde lá, cerca de 80% das espécies originais foram perdidas principalmente devido a falta de irrigação adequada em tempos de estiagem. Situação agora resolvida

Acompanhe
nossas
redes sociais