O economista e professor Dinizar Becker faleceu no dia 25 de junho de 2003, aos 56 anos. Nascido em Boqueirão do Leão, morava em Lajeado, onde era professor da Univates.
Dinizar consolidou o papel dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e presidiu o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) entre os anos de 1995 e 2001. Também foi um dos principais articulistas do primeiro projeto de doutorado da Univates.
Becker faleceu em decorrência de complicações após uma cirurgia de redução de estômago, realizada em Santa Cruz do Sul. Ele foi velado no auditório do prédio 7 da Univates, com a presença de várias autoridades, amigos e comunidade acadêmica. O vice-governador do RS, Antônio Hohlfeldt, estava presente e dizia que “o Estado perdeu um grande amigo”.
Dinizar foi cremado em São Leopoldo. Na época, o filho Daniel explicava que o pai gostaria que suas cinzas fossem jogadas no Vale do Taquari.
Em 2014, a família doou cerca de 800 livros para a Biblioteca Univates, parte do acervo que integrava a coleção particular do ex-professor da Univates. Sua tese de pós-doutorado ficou inacabada e foi transformada em livro, em 2009. Intitulada “Desenvolvimento contemporâneo e seus (des)caminhos: a contribuição da obra de Dinizar Becker”, o livro era um compilado de artigos do pesquisador, além de diversos depoimentos
Há 50 anos – Nova indústria em Estrela
O Jornal Nova Geração noticiava que uma nova indústria se instalaria em Estrela, nas dependências do antigo Instituto do Açúcar e do Álcool. Esses pavilhões ficavam junto à RS-129, que ligava Estrela a Bom Retiro do Sul, na comunidade de Arroio do Ouro. Chamada de Metalúrgica Integral Ltda, a companhia trabalhava no ramo de esquadrias de ferro e estruturas metálicas, como portas, janelas e telhados. Na época, o diretor administrativo era Otomar Zanella.
Diretoria do Rotary Club de Estrela
A nova diretoria do clube era empossada em um jantar festivo na Soges. Na ocasião, foi escolhido como presidente Helmuth Mallmann e para vice, Honório Augustin.
Secretário Ari Hilgemann, 2º secretário Ildo Salvatori, tesoureiro Romeu Wagner e 2º tesoureiro Rudolf Wirz. Na ocasião, também foi empossado um novo membro do Rotary: Günther Radke, na época, Juiz de Direito da Comarca de Estrela.