O ex-prefeito de Roca Sales Bayard Olle Fischer dos Santos vai a júri popular, a partir desta terça-feira, 27, por suposto envolvimento no homicídio do então vice-presidente do Cremers, o oftalmologista Marco Antônio Becker. Ele foi morto a tiros na noite de 4 de dezembro de 2008, após sair de um restaurante na Rua Ramiro Barcelos, em Porto Alegre.
A previsão é de que o júri se estenda até sexta, 30. Os trabalhos ocorrem na 11ª Vara Federal da Capital e são presididos pelo juiz federal Roberto Schaan Ferreira. Santos é acusado de ser o mandante do crime. Segundo a investigação, Becker teria sido responsável pela cassação do diploma de médico do acusado.

Médico Marco Antonio Becker (Foto: Divulgação)
Santos chegou a ser preso, mas está em liberdade desde abril de 2011, no aguardo de julgamento. Nestes 14 anos, outras versões surgiram. Entre essas, a possível participação de ex-PM´s, que não teriam qualquer relação com o ex-prefeito de Roca Sales e os demais acusados.
Serão julgados: Santos, acusado de ser o mandante do crime; um ex-assistente dele, Moisés Gugel, que teria intermediado negociações para matar Becker; o traficante Juraci Oliveira da Silva, o Jura, acusado de planejar o assassinato; e Michael Noroaldo Garcia Câmara, que teria sido contratado para executar o homicídio. As defesas dos quatro negam envolvimento no caso.
Médico andrologista, Santos foi eleito chefe do Executivo em 1996, pelo PTB. Antes disso, foi vice-prefeito.