Acolhimento e possibilidades para atender mulheres

arq conecta apresenta

Acolhimento e possibilidades para atender mulheres

Por

Acolhimento e possibilidades para atender mulheres
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um espaço de atendimento para mulheres vítimas de violência foi desenvolvido pela arquiteta Camila Immich para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Univates. Formada em 2022/B, a proposta foi integrar todos os ambientes necessários ao serviço em um único lugar, chamado “Florescer: Centro de Referência e Atendimento à Mulher”.

O trabalho foi orientado pela professora Jamile Weizenmann e apresenta possibilidades de serviços desde o atendimento policial, para boletins de ocorrência e solicitações de medidas protetivas, quanto o atendimento psicológico e social. Além da oferta de cursos e atividades, visando a reintegração das mulheres no mercado de trabalho.

De acordo com a arquiteta, entre os materiais do projeto, está o U-glass, escolhido para o fechamento da fachada principal da estrutura. Desta forma, a opção permite uma maior privacidade dentro do prédio, ao mesmo tempo em que permite a entrada de iluminação natural.

“Visto que o público-alvo do projeto são mulheres em um estado de vulnerabilidade, a privacidade e proteção foram utilizados como critérios na elaboração da estrutura”, destaca Camila.
Sendo assim, a estrutura forma uma espécie de “L”, permitindo um pátio interno para a socialização e integração das mulheres. Além disso, todos os ambientes utilizados para os atendimentos estão voltados a esse espaço, e as circulações ficam direcionadas ao lado da rua.

Outro ponto destacado pela arquiteta foram as cores e utilização de plantas e acabamentos amadeirados, para trazer maior conforto às usuárias dos serviços.

Acompanhe
nossas
redes sociais