Em 2015, uma pesquisa que foi pedida pelo então presidente do MTG, seu Manoelito Savaris, (falecido em 17 de junho de 2023), nos deu conta de que naquela época o tradicionalismo movimentava mais de R$ 1 bilhão por ano. Mais de 1,7 mil CTGs, DTGs, piquetes e atividades campeiras são responsáveis por este movimento, gerando mais de 20 mil empregos diretos, com a confecção de pilchas, indumentárias e aperos pra cavalos.
Neste número de empregos estão envolvidos mais de 700 mil associados ou pessoas diretamente engajadas, pois ali podemos considerar ainda os músicos, ração pra cavalo e bois, segurança, sonorização, entre outros. Então meus amigos, é um filão que não se pode ignorar simplesmente por que não gostamos de ser tradicionalistas, olhe a volta e verão mais gente de bombacha na rua, de a cavalo nos desfiles, e crianças a toda hora surgindo como grandes campeões do laço e aqui cito o grande Alan Coutinho.
Foram mais de 800 alunos em duas apresentações na escola Jacob Sehn, que participaram do projeto dia 20 sou mais gaúcho, parabéns a todos os envolvidos.