Há 20 anos – O antigo Rally da JCI
A Câmara Júnior de Lajeado organizava o 9º Auto e Moto Passeio Regional. O trajeto iniciava em Lajeado e passava pelas cidades de Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul, Marques de Souza, Forquetinha, Itapuca, Anta Gorda, Ilópolis, Arvorezinha, Capitão, Travesseiro, Relvado e Nova Bréscia.
Em 2003, eram 83 inscritos, cerca de 40 carros, 10 jipes, 27 caminhonetes e seis motos que saíram de Lajeado em direção à Região Alta do Vale. Naquela edição, o grupo dormiu em Arvorezinha e seguiu viagem no dia seguinte, após um café colonial na gruta de Itapuca. O encerramento ocorreu em Nova Bréscia, com um churrasco. O evento estava parado há cerca de dez anos e registrava o maior número de participantes até então.
Competições nos anos 1980
O Auto e Moto Passeio foi criado na década de 1980 e ficou conhecido como o Rally da JCI. A primeira edição ocorreu em 1983, como uma forma de arrecadar fundos para a Vovolar. A iniciativa acabou dando certo e mais edições foram organizadas até os anos 1990, quando o famoso rally parou com as competições. A retomada ocorreu mais de dez anos depois, em 2002. A última edição do Auto e Moto Passeio foi realizada em 2008.
Vencedores em 2003
Categoria B Carro – no masculino, Leandro Tosson Caser e, no feminino, Cláudia Kerbes;
Categoria C Caminhonete – no masculino, Nilto Scapin e, no feminino, Vera de Oliveira;
Categoria D Jeep – no masculino, Ademir Coser e, no feminino, Margarete Cegolini;
Categoria A Moto – Davi Becker.
Há 50 anos – Inauguração do Centro Comunitário São João
Conforme o Jornal Nova Geração, o então chamado “bairro da Pinguela”, em Estrela, receberia um novo centro comunitário. Construído pelo governo municipal, o espaço de 100m², na época, atenderia as famílias mais humildes do bairro. Um posto do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização), com curso supletivo, funcionaria junto de um programa de alimentação.
De acordo com o pesquisador Airton Engster, o bairro da Pinguela corresponde hoje ao Oriental, nas proximidades da barranca do Rio Taquari. Naquela área alagável, os primeiros escravos libertos em 1888 teriam se instalado. Hoje, o antigo Centro Comunitário São João não existe mais.