Quando o casal Sabino Pagliarini, 44, e Sandra Luiza Winck, 37, decidiu sair de Porto Alegre para empreender em Encantado com o Vênetto Restaurante, em 2015, um dos sonhos era instalar uma cafeteria às margens da rodovia. Com a pandemia, o projeto teve de ficar arquivado, até surgir o Cristo Protetor e uma nova oportunidade de negócio foi viabilizada: a Churrascaria e Paradouro Cristo, ao lado da ERS-129. Além do amplo espaço para oferecer aos clientes o tradicional espeto corrido e o buffet, a cafeteria foi instalada no hall de entrada. “É um negócio que não imaginei que teríamos”, reconhece o empresário.
Sabino e Sandra viveram ambientes parecidos na infância, ele em Doutor Ricardo e ela no município catarinense de Anchieta. Filhos de agricultores humildes, ainda jovens saíram de casa em busca de melhores perspectivas de trabalho e estudo. Na capital, Sabino foi empregado na Churrascaria Moinhos de Vento, ao mesmo tempo em que concluiu o ensino médio no Colégio Mauá. Depois, permaneceu por cerca de 15 anos na gestão do Tirol Restaurante. Já Sandra cursou administração em Veranópolis e, mais tarde, com outras colegas, mudou-se para Porto Alegre para trabalhar em escritório de contabilidade.
Os dois se conheceram em 2006 e a partir daí começaram a fazer planos. Ter o próprio negócio, criar os filhos mais próximos e buscar a tranquilidade do interior eram situações que inquietavam o casal. Até que decidiram adquirir uma lancheria em Encantado e transformar o local no Vênetto Restaurante, na esquina das ruas Duque de Caxias e Coronel Sobral, próximo ao hospital.
Com o Vênetto consolidado, o casal sentiu-se encorajado a ampliar os negócios. Nesse momento, Anderson Winck, irmão de Sandra e dono de churrascarias nos Estados Unidos, também enxergava boas perspectivas no setor do turismo e incentivou os dois a abrirem mais um espaço gastronômico. Sabino e Sandra conheceram o projeto do empresário Valmor Orsolin, proprietário da indústria de sorvetes Sabory, de construir uma churrascaria ao lado do Parque João Batista Marchese, no caminho do Cristo. Com o aval de Anderson, que se tornou sócio do novo empreendimento, o casal inaugurou a Churrascaria e Paradouro Cristo em 26 de julho de 2022.
O estabelecimento conta com 18 colaboradores. Por dia, em média, são servidos de 80 a 120 almoços. Nos finais de semana, o número é maior. “Ainda é um negócio cru, que precisa de três a quatro anos para amadurecer, mas em relação ao que projetamos no começo até hoje, a expectativa está muito acima da média”, comemora Sandra.
E os projetos não param. Até novembro, um novo Vênetto será inaugurado na esquina da Júlio de Castilhos com a Guerino Lucca, em frente ao pronto-socorro. “Sempre trabalhamos com os pés no chão, um passo de cada vez. Conhecimento, paciência e força de vontade são qualidades fundamentais para se conquistar os objetivos”, destaca o empresário.
Ver essa foto no Instagram