Especialista em marketing, Luciano Pires liderou, por 26 anos, o setor em uma empresa multinacional. Palestrante há 30 anos, já escreveu diversos livros e hoje é um empreendedor digital. Aborda questões comportamentais do mundo corporativo, liderança, inovação, ética e comunicação
Confira entrevista com Pires publicada no Jornal A Hora desta quinta-feira:
A Hora: Um dos focos da Convenção CDL é o futuro do varejo. Trata-se de um setor que se reinventou muito durante a pandemia. Quais as perspectivas para os próximos anos, dentro do contexto da inovação?
Luciano Pires: Vejo como um futuro fascinante. As coisas aceleram numa velocidade impressionante. O mundo estará irreconhecível dentro de cinco anos. Temas como digitalização e comércio eletrônico, experiência do cliente aprimorada – com maior personalização –, lojas físicas como espaços de experiências, automação e inteligência artificial, sustentabilidade e responsabilidade social estarão cada vez mais presentes. A adaptação às necessidades dos consumidores, a adoção de novas tecnologias e a criação de experiências diferenciadas serão fundamentais para o sucesso das empresas varejistas. Quem não estiver atento, ficará para trás.
AH: O quanto as novas tecnologias podem melhorar a experiência dos negócios, tanto para quem vende quanto para quem compra?
Pires: Vai mudar tudo. A inteligência artificial vem para ficar, automatizando tarefas, personalizando as propostas, aprimorando a experiência da compra, analisando os dados para a tomada de decisão, atendendo o cliente de forma inédita. Tudo isso será possível com a adoção de novas tecnologias, melhorando as coisas tanto para quem vende como para quem compra. Quem souber aproveitar as novas tecnologias, terá grande vantagem competitiva.
AH: Você vai abordar a “Fórmula da Inovação” em sua palestra. Como podemos utilizar essa fórmula na vida e nos negócios?
Pires: Minha palestra trata da inovação que o dinheiro não pode comprar e está em outro departamento. Trato de coisas que valem desde o tempo de nossos avós e que continuarão valendo mesmo num mundo mais tecnológico. A Fórmula da Inovação é um roteiro que, aplicado a nosso dia a dia, abre oportunidades para fazer diferente. E esse é o mandamento num mundo que tenta normalizar a todos nós. Quem fizer diferente aquilo que todo mundo faz, despontará em meio a mesmice. É disso que vou tratar.