Os meios de se manter relevante diante de um consumo cada vez mais digital, ter equipes qualificadas para conseguir transformar o atendimento em uma experiência marcante aos clientes e garantir a sustentabilidade dos negócios em um cenário de aumento da inadimplência.
O caminho para dar conta desse quadro desafiador para o varejo será debatido na 21ª Convenção CDL Lajeado. Considerado um dos principais eventos de negócios do país, a programação ocorre no Clube Tiro e Caça (CTC), a partir das 8h de hoje.
“Além de palestras de muita qualidade, a convenção é networking. Saímos da nossa rotina diária e vamos conversar com colegas, profissionais de outras áreas ou até com pessoas que a gente não conhecia ainda, trocando experiências e desafios”, destaca o coordenador do evento e vice-presidente de Capacitação da CDL Lajeado, Carlos Oliveira.
A organização espera cerca de 800 pessoas, com empresários do Vale do Taquari e de outras cidades, como Porto Alegre, Novo Hamburgo, Garibaldi, Lagoa Vermelha, Pelotas, Venâncio Aires, entre outras. São pelo menos 40 municípios confirmados, conforme o presidente da CDL Lajeado, Aquiles Mallmann.
Consumidor cada vez mais informado
Gerente comercial da Certel, Samuel Maders, destaca que o cliente de hoje tem mais detalhes sobre os produtos. “Às vezes sabe mais do que o vendedor”, diz. No entanto, o desafio está em compreender o que ainda é valor para o consumidor.
Maders destaca a importância de disponibilizar informações e pesquisas aos clientes, tanto online quanto em lojas físicas. Ele ressalta a estratégia multicanal, onde é fundamental oferecer a mesma solução nos canais virtuais e físicos, permitindo que o cliente conheça o que está disponível na loja sem ir até ela.
Por ser uma empresa ligada à cooperativa Certel, a maioria dos clientes são associados. “O desafio está em promover e aproximar esses associados, fazendo com que se sintam pertencentes à loja e à marca.”
Hoje a Certel tem 38 lojas, com destaque para os vales Taquari e Rio Pardo. No setor varejista, são 250 trabalhadores na equipe. Para o gerente, o futuro do varejo está em entender as necessidades do consumidor, valorizar o atendimento presencial e adotar estratégias multicanais.
“A tecnologia complementa o trabalho do vendedor”
O coordenador de Varejo do Sebrae, Fabiano Zortéa, especialista em varejo e consumo, destaca a importância do vendedor para criar relação com o cliente. Segundo ele, há uma transferência das vendas cada vez mais para o digital.
“As pessoas perceberam que podem resolver muitas coisas da vida cotidiana por meio do comércio digital. O consumo de serviços e produtos digitais está em crescimento, e a inteligência artificial desempenha um papel importante nesse cenário, permitindo que as marcas impulsionem as vendas.”
Como as empresas relatam dificuldade em encontrar vendedores com qualificação, Zortéa destaca ações fundamentais para atrair trabalhadores. “Eles desejam horários de trabalho mais equilibrados e funções que vão além de cumprir metas. Querem inovar e contribuir, ter voz ativa. Então, as empresas também precisam fazer o dever de casa para conseguir formar equipes engajadas.”
Momento mais desafiador ao varejo
Uma rede de 24 lojas com mais de 280 funcionários. A Loja Dullius tem como estratégia aumentar a presença no e-comerce sem perder o diferencial do atendimento. É o que afirma o proprietário Claudir Dullius.
Para ele, há muitos anos se fala da transformação digital no varejo. “Não temos uma bola de cristal para sabermos o futuro. Mas, sem dúvida, esse é o momento mais desafiador”, afirma. Em cima disso, o empresário destaca o uso da Inteligência Artificial como meio de comunicação de massa com os clientes.
“Para nós, a melhor maneira é garantir a união entre a apresentação dos produtos no meio digital, com um atendimento presencial especializado”. Deste modo, Dullius realça a necessidade de um olhar diferenciado do vendedor, em entender as necessidades e gostos dos clientes.
“Esse consumidor só vai voltar na loja se tiver uma experiência positiva. Para isso, o profissional de vendas é imprescindível.”
Virada de chave
Gerente comercial da Brasrede, Marco Antônio Barth entende que eventos como a Convenção CDL servem para preparar as empresas às novidades do varejo. “É importante trazer essas pessoas renomadas e ligadas ao setor, para que possamos nos qualificar cada vez mais e estarmos na vanguarda de tecnologia e inovação”, destaca.
Barth argumenta que sua empresa já vive um momento de virtualização há alguns anos, que se fortaleceu a partir da pandemia, onde as pessoas ficaram mais tempo dentro de casa e utilizaram mais as redes sociais e os meios tecnológicos.
“Nós, como uma empresa de telecomunicações, atuamos para que a comunicação seja cada vez mais eficiente. E percebo que essa virada de chave já acontece também no varejo, mas o comércio local segue muito forte, sobretudo em segmentos específicos onde o virtual não é tão forte. E o comércio pode usar esses meios eletrônicos para divulgar e atrair mais pessoas”, pontua.