As oportunidades de carreira  para o futuro

Opinião

Filipe Faleiro

Filipe Faleiro

Jornalista

As oportunidades de carreira para o futuro

Em dois anos, o país precisa treinar mais de 9 milhões de pessoas para ocupar funções dentro das indústrias. Deste total, 2 milhões precisam de conhecimentos de base, apenas para repor trabalhadores em vias de se aposentar. As outras 7,6 mil, seriam para formação continuada. De quem já está no mercado e precisa se atualizar.

Essas são as informações centrais do Mapa do Trabalho na Indústria, lançado na semana passada. Os números deixam claro que não basta preparar as novas gerações, é preciso requalificar as pessoas. O trabalho, o estudo e o aprendizado serão constantes na vida. A pesquisa consolida esse pressuposto, pois 79% da necessidade de formação nos próximos quatro anos será em aperfeiçoamento.

A vida em todas as suas nuances passa por uma transformação. As relações entre amigos, familiares, o trabalho, o aprendizado. Tudo sofre interferência da tecnologia. Quando se fala em oportunidades, em carreira profissional, cada vez mais, será preciso investir tempo e dinheiro para atualização.


Senai com bolsas de estudo

A perspectiva da indústria é que cerca de 497 mil novos postos de trabalho serão criados até 2025. Começar agora pode ser o divisor de águas entre assumir uma dessas oportunidades ou ficar a mercê de um subemprego ou “bico”.

Como dica, a unidade do Senai em Lajeado está com inscrições abertas para cursos técnicos com bolsas de estudos. As vagas gratuitas são destinadas a ex-alunos de escolas públicas que concorrem pela nota do Enem.

Há disponibilidade em todos os cursos, turmas e turnos para cursos técnicos nas modalidades presencial e semipresencial (mais informações em cursos.senairs.org).


Audiência das universidades comunitárias

A Univates recebe na próxima segunda-feira, 26, audiência pública da Assembleia Legislativa para debater os desafios das universidades comunitárias. O encontro ocorre a partir das 10h, no Auditório do Prédio 7.
O debate foi uma proposta do deputado estadual Rafael Braga (MDB). Durante o evento, o tema central será o papel das instituições nas comunidades além de meios como facilitar o acesso ao ensino superior.


Quatro anos de pacto

Iniciativa de prevenção à violência completou 4 anos neste mês. O Pacto pela Paz traz alguns avanços importantes, com programas voltados à inteligência emocional (o Seja), e também de evitar a evasão escolar (Todo o Jovem Conta).

Além das atividades nas escolas, há ramificações sobre a segurança pública, com medidas de repressão. Importante avaliar os motivos que tornam essa união de esforços fundamental.

Lajeado teve um crescimento urbano acelerado. Junto com isso trouxe aspectos negativos. Em especial com avanço da criminalidade e do tráfico de drogas. Esses fenômenos se unem a outras características dos novos tempos. Com desestruturação das famílias, o que eleva os riscos para crianças e adolescentes seguirem por trilhas conturbadas e abandonarem as escolas.

Qual a cidade que queremos? Como é possível garantir que as oportunidades cheguem a mais jovens? E como ajudar cada um desses alunos a se desenvolverem? Tais perguntas fazem parte do cotidiano da rede de proteção fortalecida pelo pacto.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais