Sim, eu sei que ainda falta muito tempo até o pleito geral de 2026. Mas nunca é demais lembrar: o Vale do Taquari não possui representantes genuínos na assembleia legislativa e tampouco no congresso nacional. Ou seja, uma das regiões mais pujantes do Rio Grande do Sul não possui força parlamentar para lutar pelas demandas regionais. E faz tempo. Logo, é necessário manter essa pauta em voga o tempo todo. Não podemos permitir que, mais uma vez, o necessário debate seja reiniciado apenas às vésperas do período eleitoral.
Precisamos aprender com os recentes erros – entre esses o excesso de ego entre candidatos e líderes partidários – e mudar o rumo. É preciso definir nomes e estratégias com antecedência. Caso contrário, seremos duramente derrotados nas urnas e seguiremos mais distantes das decisões que mexem com o dia a dia dos gaúchos.
Faltam 40 meses para o pleito de outubro de 2026. É tempo suficiente para a construção, por exemplo, de dobradinhas com candidatos à assembleia e ao congresso. Do mesmo partido, ou até mesmo de siglas distintas. Por ora, alguns nomes já são bastante cogitados nos bastidores da política no Vale do Taquari.
Prefeito reeleito com mais de 70% dos votos válidos em Lajeado, Marcelo Caumo (PP) é um dos agentes públicos mais comentados nas rodas de conversas entre líderes partidários. Além dele, o ex-prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann (União Brasil), também costuma ser lembrado. E as chances dele aumentam de forma significativa à frente de uma secretaria estadual. Maneco (PT) também deve chegar forte, assim como José Scorsatto (PDT). Paulo Kohlrausch (MDB) é outro político querendo voar mais alto. E é bom parar por aí.
Eu quero uma “feirinha” na frente de casa
Há um embate entre moradores do bairro Americano, em Lajeado, sobre a permanência ou não da tradicional feira junto à Praça do Papai Noel (ou Praça João Zart Sobrinho). Não quero entrar no mérito e tampouco debater sobre os argumentos favoráveis ou contrários ao espaço público. Afinal, cada um possui suas convicções sociais e eu não quero entrar nessa celeuma e tampouco “desfrutar” deste espiral. Eu quero apenas dizer que adoraria ter uma feirinha semanal de produtos naturais em frente à minha casa. E também quero ressaltar que tenho a boa inveja de quem possui tal benefício.
Na torcida pelo Grêmio?
Vereador pelo PP, João Braun se movimenta para ser um dos candidatos a prefeito em 2024. O agente público ingressou na política após os atos populares da direita, e especialmente com o surgimento do Vem Pra Rua e do Movimento Brasil Livre, o famigerado MBL. Quase uma década depois, e já em segundo mandato, o parlamentar planeja voos maiores. Para tal, ele busca aliados. Nessa segunda-feira, por exemplo, ele postou nas redes sociais uma foto ao lado do ex-vice prefeito e, também, candidato a prefeito em 2020, Valmor Griebeler (PL). Eles estavam na Padaria Bruxel.
Dança das cadeiras em Encantado?
Os bastidores andam agitados na terra do Cristo Protetor. E a informação que circula nas rodas e esquinas democráticas de Encantado sugere eventuais mudanças no quadro de secretários municipais. Por ora, não há nada oficial ou extraoficial. Mas os articulistas de plantão apostam em uma dança das cadeiras já para os próximos dias. Há quem aposte em troca na secretaria da Saúde. E outros ainda demonstram desconfiança com os agentes políticos de fora da cidade.
Tiro curto
– Uma comitiva de 12 secretários (as) municipais de educação do Vale do Taquari participa, na próxima sexta-feira, de uma agenda organizada pela Asmevat. Eles visitam a Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, em Porto Alegre, para tratar sobre o programa Educar para Inovar. Estarão presentes os representantes de Estrela, Santa Clara do Sul, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul, Encantado, Fazenda Vilanova, Marques de Souza, Progresso, Nova Bréscia, Taquari, Teutônia e Doutor Ricardo.
– A cidade de Encantado foi destaque no programa Domingo Legal, do SBT. Em um quadro com questões aos participantes, uma pergunta sobre a cidade que abriga o maior monumento em homenagem ao Cristo do mundo. Alguns apostaram no Rio de Janeiro. E erraram. Afinal, e isso todos já deveriam saber, o maior fica no alto do Morro das Antenas, em Encantado.
– Sobre o Cristo Protetor, o município de Encantado será provocado a criar novos atrativos e assim manter os turistas nas redondezas por um tempo maior. Entre as propostas, a criação de uma Rua Coberta para realização contínua de eventos.
– A próxima sessão plenária da câmara de Encantado será realizada no Loteamento do Lago Azul.
– Em Estrela, os vereadores aprovaram o projeto de lei que concede o Título de Cidadã Estrelense à Juíza de Direito Caren Leticia Castro Pereira.
– Lajeado possui 7.187 famílias (cerca de 16,3 mil pessoas) cadastradas no Cadastro Único. Destas, 5.493 famílias está com cadastro atualizado.
– Também em Lajeado, o vereador Vavá (MDB) encaminha requerimento à CCR Via Sul “solicitando informações sobre o fechamento do acesso ao bairro São Cristóvão acima do shopping pela rua Carlos de Laer”.
– Ex-coordenador da Defesa Civil e atual vereador, Heitor Hoppe (PP) assina um requerimento para convocar ao plenário da câmara o Secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli. Hoppe quer a apresentação do Plano de Contingência do município.