Depois de uma licitação deserta, o governo municipal prepara ajustes no projeto para melhorias na rotatória da rua Bento Rosa, na ligação entre o Parque Ney Santos Arruda e a avenida Décio Martins Costa. A intenção é que a obra saia do papel ainda neste ano em um dos pontos com mais acidentes de trânsito na cidade em 2022.
O objetivo do Executivo é adequar a sinalização no local, com o intuito de facilitar os deslocamentos com bicicleta, visto que algumas das ocorrências registradas no ano passado envolveram ciclistas. Além disso, será construída uma barreira de concreto para evitar a queda de veículos junto à futura pista de skate.
Segundo o engenheiro da Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), Cleiton Felipe Pinto, o orçamento do projeto foi atualizado. Com isso, ele retorna para o setor de licitações para reabertura da concorrência. A ideia é definir a empresa responsável pela obra em julho.
Conforme o profissional, as obras tendem a melhorar o trânsito no local, ainda que parte dos acidentes ocorram por erro humano. “Parte são por desrespeito a preferência, outra parte são de colisões traseira pelos veículos estarem olhando para a aproximação do veículo à esquerda e não repararem no veículo parado a frente, além da perda de controle. Mas a maior parte é por não respeitar a preferencial”, frisa.
Rótula nova
A rotatória na Bento Rosa foi construída entre 2019 e 2020 pelo governo municipal, com o propósito de melhorar a fluidez no trânsito no acesso ao Parque Ney Santos Arruda, entregue à comunidade dois anos depois. Ela foi acompanhada da extensão da rua Capitão Leopoldo Heineck, que se conecta ao acesso secundário à BR-386.
A interseção também possibilita um acesso mais seguro de quem segue pela Décio Martins Costa e busca ingressar na Bento Rosa, em direção ao bairro Hidráulica. O trecho é bastante movimentado sobretudo em horários de pico, por ser uma via de entrada e saída alternativa da cidade.
NÚMEROS
13
Total de acidentes no local em 2022, sendo o segundo colocado na lista do Mapa de Acidentes de Lajeado.
R$ 47,9 mil
Valor estimado para a execução das melhorias na rotatória
As obras no local
SINALIZAÇÃO VERTICAL
– Instalação de placas semi-refletivas e pintura que garanta a durabilidade por, no mínimo, cinco anos, dentro dos padrões do Código de Trânsito Brasileiro;
– Instalação de suportes metálicos e quadro para placas nos canteiros e laterais da pista;
SINALIZAÇÃO HORIZONTAL
– Pintura de pista, com delimitações de ciclofaixa, faixa de pedestres, símbolos e escritas, com cores e símbolos de acordo com a padronização prevista na legislação;
– Colocação de tachas bi-refletivos para reforçar a demarcação divisória de pista entre a ciclofaixa e a pista de rolamento;
BARREIRA DE CONCRETO
– Será executada em concreto armado, pré-moldado, ancorada no pavimento existente. Nela, serão instalados delineadores refletivos e placas delineadoras fixadas em suportes metálicos.