Feriado de Corpus Christi pela região

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Feriado de Corpus Christi pela região

Há 20 anos

Milhares de fiéis se organizavam por todo o Vale do Taquari para a programação de Corpus Christi. Em Lajeado, eram quase 3 mil pessoas envolvidas nos festejos.

Em 2003, a previsão de chuva impediu a tradicional procissão que envolve as três paróquias de Lajeado, a Santo Inácio, São Cristóvão e Nossa Senhora da Conceição, no bairro Moinhos. Apesar disso, muitos fiéis ainda assim cobriram as ruas com os tradicionais tapetes.

Muitos acordaram de madrugada para colocar a serragem e as flores na rua. Naquele ano, as procissões ocorreram em escala menor, ao redor da quadra das igrejas.

Em Encantado, a programação de Corpus Christi também movimentou mais de duas mil pessoas. A procissão iniciou em frente ao Hospital Santa Terezinha, com uma benção. Os fiéis foram abençoados em outros dois pontos do percurso, que seguiu até a Igreja Matriz São Pedro. Já em Estrela, era o bairro Boa União que enfeitava as ruas com vários tapetes coloridos para a data.

Programação em Encantado reuniu mais de 2 mil fiéis (Foto: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo)

Fiéis montavam os tapetes em frente
à Paróquia de Moinhos (Foto: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo)

Há 50 anos

Concurso Miss Rio Grande do Sul

Três moças do Vale do Taquari participavam da competição estadual: Doraliza Bagatini, de Lajeado, Suzana Regina Barros, de Cruzeiro do Sul, e Lisolete Dahmer, de Estrela. Na época, cinco ônibus, com cerca de 300 pessoas, partiram com torcedores da cidade estrelense para acompanhar o evento que ocorria nas dependências do Grêmio FPA, em Porto Alegre. A Miss Estrela 1973 concorria pelo título junto de outras 52 candidatas e ficou entre as 15 finalistas.

Conforme o Jornal Nova Geração, esta era a terceira vez que Estrela alcançava uma posição de destaque no concurso. A primeira vez tinha sido em 1950, com Otília Simon, e a segunda com Aneli Fuchs, em 1968.

Enquanto isso…

As duas cidades de Geisel – A capa da Folha de São Paulo ostentava fotos de duas cidades gaúchas: Bento Gonçalves e Estrela. Na época, Ernesto Geisel havia sido indicado à presidência do Brasil e o jornal paulista fazia uma reportagem contando sobre a cidade natal de Geisel e a cidade que ele adotou como tal, o município de Estrela. “É nesse cidadezinha que o general passa as suas raras férias”. Na notícia, inclusive o Jornal Nova Geração é citado.

Hoje é

Dia do Revendedor
Dia do Vigilante
Dia do Refugiado
Dia do Advogado Trabalhista

Santo do dia:
São Silvério

Acompanhe
nossas
redes sociais