Quando Cleberson Dörr da Costa, 38, resolveu investir no ramo de cosméticos e dar início à trajetória da Jay’luc, em 2013, sua vida profissional já estava estabilizada como proprietário de três lojas de informática e internet. “Para mim, o que eu tinha conseguido até então era o auge”, lembra.
Caçula de uma família de quatro irmãos, Cleberson não tinha referência de empreendedorismo na infância humilde no Jardim do Trabalhador, bairro onde nasceu em Encantado. Mesmo assim, começou a trabalhar cedo. Com 15 anos foi morar com a namorada Débora Blau (hoje, esposa) na casa dos sogros, no interior de Nova Bréscia, para ajudar na roça e no cuidado dos aviários. Quando retornou do quartel, o jovem de 18 anos comercializava roupas, brinquedos e eletrônicos de porta em porta, até descobrir o ramo da informática. Primeiro abriu uma sala de jogos de fliperama, depois uma lan house, até instalar as lojas Infomaxx, em 2009, em Encantado, Capitão e Roca Sales. Hoje, a empresa tem sede em Capitão e é administrada por um dos irmãos.
Os planos profissionais mudaram em 2012, quando Cleberson comprou uma distribuidora de cosméticos em Encantado. Sem conhecer nada do setor, ele analisou e estudou o mercado, constatou o potencial de crescimento e convidou um tio da esposa para ser sócio. Em 2013, a identidade própria foi lançada. A escolha pela marca Jay’luc se deu quando um dos proprietários de uma indústria parceira lhe apresentou opções de nomes registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). “Já tinha na minha cabeça o estilo de fonte tipográfica, inspirada na L’Oréal. O nome eram as iniciais de Jaime e Lúcia, um casal que trabalhou no chão de fábrica daquela indústria”, explica.
Os primeiros itens Jay’luc foram produzidos por indústrias terceirizadas: gel para cabelo, sabonete líquido, xampu e cremes. A compra dos maquinários de uma fábrica desativada em Porto Alegre possibilitou o início da produção própria, em 2014, quando teve a licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Não se tinha experiência. Fazia os cremes em panelas de 100 quilos, no fogareiro. Batia a braço. A mãe envazava os potes e o pai colocava os produtos na caixa e selava com fita”, recorda.
A atual estrutura conta com duas fábricas nos bairros Planalto (linha de cremes) e São José (inflamáveis e talcos), além de um centro de distribuição, no bairro Jacarezinho, e a transportadora. São 105 colaboradores, além de oito representantes em Santa Catarina e Paraná. Recentemente, foram contratados 20 profissionais para representarem a marca no país. O mix de produtos conta com mais de 300 itens.
“Sinto gratidão por tudo. Cresci como pessoa e profissional. Às vezes, a gente trava por ter medo de dar um passo a mais, e isso pode frustrar uma pessoa que poderia ser um grande empresário. Analisei muito cada passo, estudei como fazer, sempre com muita coragem”, orgulha-se Cleberson.
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