Para consolidar o Vale dos Alimentos
Horário SEM cache 15:35:27
Horário COM cache 15:35:27

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Para consolidar o Vale dos Alimentos

O Vale do Taquari está bem representado com os dois Arranjos Produtivos Locais (APL) em atividade. O pioneiro, ligado ao setor das agroindústrias e com base na região alta, completa 10 anos em agosto. E o segundo, voltado às empresas e indústrias dos setores de alimentos e bebidas, completou um ano nessa terça-feira, e celebrou o primeiro aniversário com a realização da 1º Plenária do APL (foto). Juntos, os dois grupos já contam com 68 associados.

Um número expressivo, mas que não pode parar de crescer. Afinal, há espaço e necessidade para uma participação muito maior dos nossos empresários e empresárias. Para isso os dirigentes das entidades necessitam da participação mais efetiva das próprias empresas associadas. São essas que precisam convidar novos integrantes para compor e multiplicar este interessante hub, sempre com o propósito de potencializar cada vez mais a troca de experiências e o compartilhamento de soluções. E, claro, para garantir acessos mais facilitados aos incentivos financeiros do Estado.


Um marco ao turismo

O “Caminhos do Vale” é uma praça interativa pública em construção junto ao 386 Business Park, um empreendimento da Richter Gruppe localizado às margens da nossa rodovia federal, na cidade de Estrela. O propósito é tornar o local uma porta de entrada para os turistas que visitam o Vale do Taquari, com espaços para divulgação dos potenciais e informações turísticas de cada cidade da região, além de um estacionamento, um anfiteatro Multicultural, e o Círculo da Fé. Nessa terça-feira, o prefeito estrelense, Elmar Schneider (MDB), visitou o espaço na companhia do Secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Joel Mallmann. E, pela imagem, já é possível verificar os últimos avanços.


Blau e a “recontagem” dos votos

Juiz eleitoral da Comarca de Lajeado, Rodrigo de Azevedo Bortoli deve solicitar para esta sexta-feira uma sessão pública para o recálculo dos votos para vereadores na principal cidade do Vale do Taquari. O movimento é necessário para confirmar o nome do suplente que assumirá a vaga do vereador Adriano Rosa (PSB), cassado pela justiça eleitoral no caso das candidatas laranjas do PSB lajeadense. Situação e oposição já realizaram diversas recontagens. E, entre os principais líderes partidários do município, não há dúvidas. A vaga é de Waldir Blau (MDB). Entretanto, os trâmites legais precisam ser respeitados. E o emedebista deve assumir a cadeira na próxima terça-feira.


Inauguração do Cristo Protetor

A presença do padre e cantor Fábio de Mello na inauguração do Cristo Protetor de Encantado foi anunciada em 2022. Entretanto, em função dos valores envolvidos na apresentação, a presença dele foi cancelada. Agora, e com a projeção de inaugurar o complexo turístico em novembro, a chance dele vir para o Vale do Taquari voltou à mesa de debates nos corredores dos poderes Executivo e Legislativo da cidade. Por ora, não há nada confirmado. Mas as tratativas estão em andamento.


TIRO CURTO

– Prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto (MDB) já foi reeleito e, portanto, não concorre em 2024. Com isso, os bastidores para a escolha do possível sucessor estão fervilhando no município. Entre os nomes ventilados, destaque para o Chefe de Gabinete, Leonardo Martins, do MDB, e para o Secretário de Saúde, Rodrigo Rodrigues, que já foi filiado ao PT, hoje está no PL, e nos próximos dias vai se filiar ao MDB.
– Em Fazenda Vilanova, o vereador Leo Mota (PDT) apresenta um projeto de lei para restringir a eventual instalação e operação de aterro sanitários no município. Uma situação muito parecida já ocorreu em Taquari, na comunidade de Amoras.
– Vereador e possível candidato a prefeito de Estrela, João Braun (PP) solicita ao Executivo uma cópia do contrato de adesão aos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, acordado entre o governo municipal e a Corsan. Ele também quer todos os aditivos e anexos.
– Em Taquari, e ainda nos bastidores, é claro, surge a informação de que Cláudio Martins (PSDB) se movimenta para concorrer a prefeito em 2024. Ele já foi chefe do Executivo da cidade, e concorreu pela última vez no pleito de 2016, quando foi derrotado por Maneco (PT).
– Na segunda-feira (12/06), os diretores do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), Gisele Hofstetter e Nilvo Radaelli, participaram da reunião da Comissão de Revisão Legal e Desburocratização da Câmara de Lajeado. O encontro serve para identificar eventuais problemas burocráticos no setor público da cidade.
– O governo de Estrela contratou o coordenador do Comitê Científico do projeto Vida Mais Vida Sem Álcool, Luis Castro, para realizar pesquisas nas escolas da rede municipal, estadual e privada. Um trabalho fundamental para garantir um futuro mais promissor às crianças estrelenses.
-O governo de Lajeado publicou no Diário Oficial um decreto para estabelecer que, a partir do dia 12 de junho, “os processos sob competência da Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) deverão ser protocolados pelos requerentes de forma exclusivamente eletrônica”.
– Em tempo, a venda da Corsan deve gerar renda para salvar o ano de muitos municípios. Inclusive, no Vale do Taquari.

Acompanhe
nossas
redes sociais