Plano de mobilidade norteia intervenções para o futuro

UM NOVO OLHAR SOBRE OS BAIRROS

Plano de mobilidade norteia intervenções para o futuro

Ações visam facilitar o deslocamento das pessoas no Centro, seja a pé, no transporte coletivo urbano ou em conduções próprias. Bairro concentra maior número de acidentes em 2022, conforme estudo da Seplan

Plano de mobilidade norteia intervenções para o futuro
A partir do plano, medidas devem ser debatidas para garantir a integração dos modais (Foto: Mateus Souza)

Em discussão na câmara de vereadores, o Plano de Mobilidade Urbana tem por objetivo a promoção da acessibilidade e integração no município. A proposta impacta diretamente nos deslocamentos da comunidade, inclusive no Centro, que hoje concentra um grande contingente de empresas, serviços e trabalhadores.

A partir do plano, diversas medidas devem ser debatidas para garantir uma integração melhor entre os diferentes modais. No trânsito, algumas situações já estão em análise no Executivo, segundo o engenheiro da Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), Cleiton Felipe Pinto.

Entre as demandas mais urgentes, estão soluções a dois polos geradores de tráfego, nos horários de entrada e saída dos alunos no Colégio Madre Bárbara, na rua Júlio May, e no Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), na rua Bento Gonçalves.

“Nós temos tentando, em conversa com eles, melhorar esse fluxo. Estamos desenvolvendo estudo no Madre Bárbara, com a realização de contagens para entender como funciona o tráfego e decidir quais medidas serão tomadas”, afirma. O entroncamento das ruas Júlio May e Júlio de Castilhos, por exemplo, é um dos pontos de maior acidentabilidade na cidade.

Cleiton Felipe Pinto, Engenheiro da Seplan

“Seria necessário eliminar o estacionamento em um dos lados da Bento. Aí, conseguiríamos fazer duas pistas para uma fluidez melhor no trânsito. Hoje, temos uma pista larga, mas que fica difícil ter dois veículos lado a lado”

Mudanças na Bento

Uma medida estudada, que vai ao encontro do projeto de requalificação da Júlio de Castilhos, é tornar a rua Bento Gonçalves como a principal via de subida no sentido Centro/Bairro. Para isso, conforme Pinto, é necessária uma modificação parcial do trecho atual.

“Seria necessário eliminar o estacionamento em um dos lados da rua. Aí, conseguiríamos fazer duas pistas para uma fluidez melhor no trânsito. Hoje, temos uma pista larga, mas que mesmo assim fica difícil ter dois veículos lado a lado. E deixaríamos o trânsito em uma pista somente para a Júlio”, sustenta.

Para isso, alerta, será necessária uma sincronização dos semáforos para que o trânsito funcione de uma forma melhor. “Essa medida também está em estudo, assim como dos semáforos que ligam a Júlio até a BR-386, pela Avenida Alberto Pasqualini. Isso agiliza mais a circulação pelas vias arteriais. Mas são mudanças fortes, que nunca ficam boas para todo mundo. Temos de ter a certeza de que vai ficar bom para uma maioria”.

Ciclovias

Também está previsto no Plano de Mobilidade Urbana uma melhor integração entre as ciclovias hoje na cidade. A ideia é conectar a faixa existente na rua Osvaldo Aranha, próximo à orla do Rio Taquari, com a Avenida Décio Martins Costa, onde o governo projeta a construção de um parque linear.

“Uma das primeiras medidas que o plano de mobilidade prevê é essa revitalização das ciclovias”, frisa o engenheiro. Hoje, o município dispõe de poucas faixas para uso da bicicleta. Uma delas está na rua Santos Filho, junto ao Parque dos Dick. Porém, não há uma conexão com outros trechos.

Infrações

Conforme o coordenador do Departamento de Trânsito de Lajeado, Vinicius Renner, a maior parte dos acidentes de trânsito no Centro se dão por infrações cometidas por motoristas. “Diria que uns 90%. Os outros são por falta de atenção. Mas acontece de tudo”, afirma. Só no ano passado, foram quase 300 acidentes no bairro, segundo dados da Seplan.

Ainda assim, Renner entende que o trânsito, de forma geral, não é caótico no Centro como ocorre em outros bairros. “Há situações pontuais. Mas mesmo com a quantidade grande de acidentes, de semáforos e um movimento forte de veículos, temos uma relativa fluidez. Não vejo como um problema”, frisa.

Vinicios Renner, Coordenador do departamento de trânsito

“Há situações pontuais. Mas mesmo com a quantidade grande de acidentes, de semáforos e um movimento forte de veículos, temos uma relativa fluidez no Centro”

Pontos do Centro com mais acidentes

  • Capitão Leopoldo Heineck x Bento Rosa – 13
  • Júlio de Castilhos x Júlio May – 11
  • Avenida Benjamin Constant x Saldanha Marinho – 9
  • Avenida Benjamin Constant x Pinheiro Machado – 8
  • Avenida Benjamin Constant x Germano Berner – 7

Total de acidentes no centro em 2022: 295

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