O Estudiantes de Conventos emitiu na noite de segunda-feira, 29, uma nota de embargo de declarações ao relator da Junta Desportiva Regional, Luís Gustavo Bretana, referente à decisão da Aslivata de encerrar o Regional 2022 sem um campeão. Nela, o clube pede esclarecimentos sobre a fundamentação da decisão e aponta contradições, além de reforçar a sua tese para que seja definido campeão.
Para o clube, a nota da Aslivata divulgada no dia 26 de maio, em que declara encerrar o Regional sem campeão, “apresenta decisões contraditórias, omissivas e obscuras, as quais merecem esclarecimento, por força da segurança jurídica.”
Conforme o advogado do Estudiantes, João Lucas Feldens Catto, “embargos de declaração é um pedido de esclarecimento, além de ser a última possibilidade de resolução na justiça desportiva. A justiça comum não é a intenção, mas não é descartada e vai ser avaliada após retorno da decisão no prazo de 2 dias.”
A Aslivata havia manifestado em nota anterior, no dia 17 de abril, a necessidade de uma nova partida entre o Estudiantes e o 7 de Setembro, de Capitão, para definir o campeão de 2022. Na semana passada, a equipe de Capitão declarou que não jogaria o confronto. A de Lajeado confirmou a participação.
Na sexta-feira, 26, quando se esperava que a Aslivata definisse pelo título do Estudiantes, a nota da entidade definiu por encerramento da competição sem campeão.