Jornalistas Mateus Souza e Raica Franz Weiss falam, no caderno deste mês, sobre temáticas como mobilidade urbana, poluição visual, calçadas, controle do uso de drogas e tratamento de esgoto, no bairro Centro. Segundo Raica “Contar a história do Centro em duas páginas é um desafio, porque poderia ser um caderno inteiro”. Ela detalha as mudanças estruturais, paisagens e os personagens de uma das principais ruas da cidade, a Júlio de Castilhos.
LEIA MAIS: Centro necessita de integração com áreas históricas, sugerem líderes locais
A rua Júlio de Castilhos merece uma atenção especial por concentrar grande parte do comércio e serviços da cidade. Conforme Mateus “A Júlio é o nosso shopping a céu aberto, é o Cristo Protetor de Lajeado” e neste sentido, temas atuais como a repaginação da área são discutidos pela população e pelo poder público.
O levantamento mostra que um total de 7 mil famílias inscritas em programas sociais em toda cidade, 800 são pertencentes ao bairro centro. A pesquisa detalha que as maiores preocupações dos moradores são a segurança, drogadição, tráfico de drogas, estruturas das calçadas e ruas, animais e insetos, planejamento de ciclovias e melhoria da coleta de lixo e saneamento básico.A prefeitura municipal trabalha em projetos de requalificação, com diretrizes que estabelecem investimentos em ciclovias, calçadas, vegetação e fiação.
Acompanhe também as reportagens e matérias do projeto no instagram @nosbairros. As próximas edições contemplarão os bairros São Cristóvão, Moinhos e Montanha.
Assista a entrevista na íntegra