Quem está pensando  em soluções para os  problemas da sua  empresa?

Opinião

Fernando Röhsig

Fernando Röhsig

Consultor empresarial

Quem está pensando em soluções para os problemas da sua empresa?

“O trabalho dele não era perfurar poços, carregar trens ou transportar barris. Era pensar e tomar boas decisões. O produto de Rockefeller – o que ele tinha a oferecer – não era o que ele fazia com as próprias mãos ou com as palavras. Era o que ele resolvia dentro da própria cabeça. Portanto, era a isso que ele dedicava a maior parte de seu tempo e sua energia. Apesar de ficar sentado em silêncio durante a maior parte do dia, algo que poderia parecer tempo livre ou lazer para a maioria das pessoas, dentro da cabeça ele estava sempre trabalhando, pensando em soluções para os problemas.”

Esta frase, reproduzida da página 115 do livro “A Psicologia Financeira – Lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade”, de Morgan Housel, explica um pouco sobre o modo de ser de John Davison Rockefeller (1839-1937), o primeiro bilionário norte-americano e até hoje considerado um dos homens mais ricos de todos os tempos. Foi dele a mente que revolucionou a indústria do petróleo, desde a exploração, passando pelo desenvolvimento, produção, refino, transporte e distribuição.

Rockefeller fundou a Standard Oil Company em 1870, quando o querosene era necessário para iluminar as lamparinas das residências e ruas das cidades americanas. Anos depois, já no início do século passado, surge o mercado automobilístico, com o uso de motores à combustão que precisavam ainda mais de combustível. As realizações de Rockefeller são imensas, e os registros de seus feitos evidenciam o quanto sua vida foi orientada pela tomada de boas decisões – e de quanto pensamento foi necessário para chegar a elas.
E você: quem está pensando em soluções para os problemas da sua empresa?

Dedicar energia, ter um espaço, ficar em silêncio, manter a disciplina, ter bons hábitos e, fundamentalmente, ter tempo livre para tudo isso requer autoconhecimento e maturidade. No mundo do trabalho, é muito comum que o tempo dedicado ao trabalho se transforme na execução de tarefas repetitivas, pequenas rotinas e hábitos metódicos que passam a ser chamados de “trabalho”. Ele dá a sensação de que estamos envolvidos, dedicados, preocupados, trabalhando diuturnamente. E quem assiste a isso no ambiente laboral também se convence de que estamos trabalhando. E estamos!

E, se neste mesmo ambiente, uma pessoa estivesse isolada dentro de uma sala, ou em frente à sua estação de trabalho, apenas em silêncio e dedicando tempo para “só” pensar? Provavelmente haveria uma discriminação inicial, silenciosa, com olhares surpresos ou críticos, e logo alguém diria “Está mesmo trabalhando?”

Solucionar problemas dá trabalho. E para solucioná-los, é preciso pensar. E “só” pensar também dá trabalho. Assim como Rockefeller precisou de muitas pessoas para executar tudo o que ele tão inteligentemente arquitetou e planejou, toda empresa precisa de gente dedicada a pensar – estratégias, mercados, custos, ou seja, a solução de problemas. Como as empresas podem liberar gente para “só” pensar, sem deixá-las reféns de uma rotina exaustiva em que o tempo dedicado a pensar seja mal visto?

Rockefeller dedicou tempo e energia dentro da sua cabeça para encontrar a solução dos problemas. Como líder e empresário, esse era o trabalho dele. E você, tem pensado nisso? Ou tem deixado alguém de sua equipe pensar?

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