A Villa Jena programa uma instigante festa focada na herança cultural alemã. O Kerbfest ocorrerá no sábado, dia 10 de junho, com muita animação, chope gelado e comidas típicas da culinária germânica.
Para quem desconhece o significado do kerb, se trata de uma festança de três dias criada pelos imigrantes alemães no sul brasileiro. Era a forma encontrada de reunir amigos e familiares em celebrações geralmente feitas no período de colheita ou datas alusivas ao padroeiro local.
O Kerbfest na Villa Jena começa às 10h e se estende até as 20h. Destaque para o resgate de brincadeiras do passado como a corrida de carrinho de mão, pulo com o saco e o popular dosmann (espécie de pega-pega onde as crianças correm atrás de uma pessoa vestida com roupa cheia de balas).
Outra caraterística que deve marcar o evento é a tradicional cuca com linguiça. Os produtos serão adquiridos na própria comunidade, garantindo sua particularidade colonial. O evento terá entrada gratuita. Grupos maiores devem fazer reserva. Mais informações pelo telefone (51) 3782-2412.
Lembranças
A reativação do kerb na Villa Jena mexe com o imaginário de quem frequentou os eventos no passado. Rudi Althaus, 77, lembra da farta comilança – muita cuca com doces, assado de porco e cervejas. A festa rodava pelos pequenos salões decorados com as antigas gildas. Já Nelcida Rupp, 75, se recorda dos eventos familiares, tendo como ponto alto a missa do padroeiro.