As informações do Índice de Governança Municipal (IGM), divulgados pelo Conselho Federal de Administração (CFA) colocam Estrela em posição de destaque em nível estadual e nacional. O município ficou na liderança do ranking gaúcho e no grupo nacional de cidades entre 20 e 50 mil habitantes, com Produto Interno Bruto (PIB) per capita acima de R$ 16.710.
Três itens gerais são levados em conta para a análise: finanças, gestão e desempenho. O objetivo do trabalho é auxiliar os gestores públicos a mapear possibilidades de melhorias nos municípios. A Câmara de Gestão Pública do CFA trabalhou durante quatro meses para atualizar a ferramenta, que passam a considerar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Estrela, além da liderança nas duas categorias, figura em 8º lugar entre todos os mais de 5,5 mil municípios do Brasil. O índice considera dados das áreas de saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança, vulnerabilidade social, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento, entre outros. As informações levam em consideração o desempenho em 2022.
Outras cidades em destaque
O município de Teutônia aparece em 7º lugar no mesmo grupo de Estrela no ranking nacional, entre as cidades de 20 mil a 50 mil habitantes. Já Lajeado ficou em 4º entre os municípios de 50 mil a 100 mil habitantes.
Foto: Jhon Willian Tedeschi