Há 20 anos, reinauguração do Salão Troller

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, reinauguração do Salão Troller

O antigo salão de bailes de Forquetinha sediou muitas festas durante décadas. Vinte anos atrás, com a recém inauguração do Parque Histórico de Lajeado, o município iniciava a transferência de estruturas em estilo enxaimel existentes no Vale para o Parque. O Salão Troller era um desses prédios.

Cada tijolo e viga da antiga estrutura de Forquetinha foi remontada no Parque de Lajeado. Para marcar a inauguração do espaço, o Projeto Conviver organizava um baile para mais de 20 grupos de idosos. Cerca de 500 pessoas participaram da festa. Na época, os idosos alegavam que o momento relembrava os bailes da juventude, na antiga estrutura. Até hoje, o Salão Troller recebe festividades no Parque.

 

FOTOS: Reprodução e Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Romaria de Progresso

Milhares participavam das homenagens a Nossa Senhora do Caravaggio, padroeira do distrito de Batovira, em Progresso. Na época, a localidade tinha cerca de 250 moradores, mas reuniu mais de 2 mil fiéis em uma segunda-feira gelada de 5ºC.

Os devotos percorreram 3 quilômetros com a imagem da santa, desde o capitel até a igreja. Aquela era uma das maiores festa religiosas da região e teve presença de pessoas de outros estados inclusive. Para o almoço, foram servidos cerca de 800 quilos de carne.

Hoje, 25, ocorre o translado da santa até o capitel. Amanhã, 26 de maio, a comunidade organiza a procissão em homenagem a Nossa Senhora do Caravaggio, seguida pela festa, uma tradição que se mantém há mais de 40 anos.

De Camaquã, Cláudio Jasniewicz trouxe a filha Stéfani para pagar uma promessa. Conforme a família, a menina havia adoecido e só se recuperado graças às orações à santa. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Mulheres no mercado de trabalho – O número de empregadas domésticas no Brasil havia aumentado 47% em dez anos e configurava como a segunda principal ocupação das mulheres no país. Na época, cerca de 21% das mulheres que tinham alguma ocupação profissional trabalhavam como domésticas. Os dados eram do IBGE e mostravam que somente 25% tinham carteira assinada.


HÁ 50 ANOS

Jogo do Inter contra o Estrela FC

O antigo Estrela Futebol Clube recebia a equipe juvenil do SC Internacional para uma partida no antigo Estádio Walter Jobim (depois renomeado para Aloysio Valentim Schwertner e já desativado).

Na época, entre os jogadores do Inter estavam o zagueiro Cedenir e o meia Máximo, que era natural de Estrela. No jogo, o Estrela FC perdeu, quando o Inter marcou 4 a 0.

O antigo clube era o principal rival do Lajeadense. As brigas entre os times, dentro e fora do campo, eram tão comuns que foram apelidadas de “Clássico das Barrancas”, já que muitas vezes se estendiam até as barrancas do Rio Taquari. Onde muitos lajeadenses voltavam a nada para a outra margem.


Enquanto isso…]

Escândalo na Inglaterra – Há 50 anos, o ministro de Relações Públicas e líder da Câmara dos Lordes e do Partido dos Conservadores, Lorde George Jellicoe, renunciava após vir a público o envolvimento dele com garotas de programa. Na época, o caso tinha como pano de fundo o recente escândalo de Lord Lambton, que também havia se envolvido com prostitutas e dava brecha para uma crise de segurança nacional. Na época, as autoridades temiam que Lambton tivesse compartilhado informações secretas do governo com a amante.

Acompanhe
nossas
redes sociais