Cinco anos e nenhuma atividade
Horário SEM cache 11:57:59
Horário COM cache 11:57:59

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Cinco anos e nenhuma atividade

Durantes as obras de duplicação da BR-386, entre Estrela e Tabaí, o Grupo A Hora acompanhou os intensos debates envolvendo líderes regionais e membros da Funai. Foram anos debatendo sobre a melhor forma de proteger os caingangues que vivem às margens da rodovia federal, na divisa entre Estrela e Bom Retiro do Sul.

Ao fim das negociações, e de posse de um verdadeiro cheque em branco, a fundação conseguiu que a sociedade pagasse uma verdadeira fortuna para reconstruir a aldeia, até então formada por pequenos e improvisados barracos de madeira. Além das casas de alvenaria, com toda as necessárias instalações hidráulicas e sanitárias, a Funai conseguiu R$ 1,4 milhão para a construção de uma “casa de artesanato”. Em julho, a edificação completa cinco anos desde a sua inauguração oficial. Cinco anos sem qualquer utilização por parte dos índios.


TIRO CURTO

• Subprocurador-geral de Assuntos Institucionais do Ministério Público do RS, o promotor de justiça lajeadense Júlio César Melo integra a lista tríplice para escolha do novo Procurador-Geral de Justiça do RS. E ele está muito bem cotado junto ao governador Eduardo Leite (PSDB), que precisa escolher o nome em até duas semanas. Melo foi o segundo mais votado na lista.

• O Conselho Municipal de Saúde de Lajeado procurou o Ministério Público para reclamar do posicionamento do governo municipal. Ocorre que o poder público resolveu custear a viagem de apenas quatro delegados para participação na Conferência Estadual de Saúde, na semana passada, em Porto Alegre. E o grupo queria levar 12.

• Em tempo, o PP de Lajeado deve mesmo fechar com Gláucia Schumacher para buscar mais um mandato dentro da prefeitura. Atual vereador, Isidoro Fornari também coloca o nome à disposição, e não descarta ser o vice em uma eventual composição de chapa pura. Ontem eles almoçaram lado a lado no restaurante Pê05, durante programação especial voltada ao Corpo de Bombeiros.

• Em Teutônia, os vereadores Valdir Griebeler (PSDB), Evandro Biondo (MDB), Luias Wermann (Cidadania), Cleudori Paniz (PSD) e Hélio Brandão (PTB) encaminham ao Executivo um pedido para “que seja estudada a possibilidade de auxiliar os atelieres calçadistas com o pagamento dos aluguéis dos prédios”.

• Também em Teutônia, a previsão é votar em junho o projeto de lei que autoriza financiamento de R$ 15 milhões junto à Caixa para obras de pavimentação. Outras cidades já aprovaram sem maiores milongas.

• Aliás, o prefeito de Teutônia já cansou da “lenga-lenga” a respeito do projeto acima. E o governo municipal promete engrossar o caldo contra o presidente do Legislativo, Valdir Griebeler (PSDB). Há quem defenda, inclusive, um pedido de cassação. Mas talvez não seja necessário chegar a tal ponto. Aguardemos.

• Em Estrela, começam a surgir possíveis nomes para concorrer ao cargo de prefeito em 2024. Além de Valmor Griebeler (ainda no PL) e do vereador João Braun (PP), há quem aposte em José Jair Wermann, atual presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) na cidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais