A Virada Sustentável – 6° Sustentar integra a programação da Semana do Meio Ambiente de Lajeado. A ação ocorre no domingo, dia 4 de junho, das 13h30 às 18h, no Parque Ney Santos Arruda.
Estão previstos apresentações culturais, exposições ligadas ao meio ambiente e espaço de diálogo entre a população, empresas e entidades para a construção de práticas sustentáveis. Ainda contará com recolhimento de resíduos (lâmpadas, óleo usado, pilhas e baterias, eletroeletrônicos) e Feira de Adoção de Cães – Canil Municipal de Lajeado. Quem quiser expor, deve se inscrever por meio do link https://forms.gle/Lq9vBBMZgLefaY97A
Cidades Eco
Outra atividade da Semana do Meio Ambiente de Lajeado é a palestra Cidades eco inteligentes, no dia 1º de junho, às 19h30, auditório do prédio7 da Univates. Inscrições pelo https://forms.gle/KnTpjJ7oXpv2ufj88
Viva o Taquari parte II
A ação Viva o Taquari-Antas Vivo segue, no segundo semestre, com atividades longe das águas, mas com o mesmo propósito: cuidar do meio ambiente e dos mananciais. A comissão organizadora trabalha na construção da 13ª Jornada Técnica Ambiental e da 14ª edição do Seminário Ambiental.
No ano passado, cerca de 1,7 mil estudantes participaram de oficinas nas escolas, palestra sobre a importância da água e apresentação teatral. Este ano, a meta é superar este número.
Viver Cidades
O painel Viver Cidades desta terça-feira abordará o tema Sementes crioulas: a importância da preservação. Estarão na bancada Anemari Menhard, licenciada em biologia com pós-graduação no ensino de ciências da terra; Tatiane Turatti, nutricionista, extensionista social da Emater, especialista em saúde pública e gestão da qualidade no processamento de alimentos; e Marcos Schafer, engenheiro agrônomo na Emater/RS-Ascar, responsável na região pelas áreas de agroecologia e agricultura de base ecológica. O programa tem transmissão pela Rádio A Hora 102.9 e também nas redes sociais do Grupo A Hora.
Olimpíada ambiental
Estão abertas até 31 de maio as inscrições para a segunda edição da Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas. Podem participar estudantes do 7º ao 9º do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio.
O Restaura Natureza é um projeto realizado pelo WWF-Brasil em parceria com a associação Quero na Escola e alinhado à década da ONU da Restauração de Ecossistemas (2021–2030), que leva ao ambiente escolar os assuntos relacionados à natureza, incluindo os jovens na discussão sobre a construção de um futuro mais justo, saudável e harmonioso para todos: pessoas e meio ambiente. Outras informações no https://restauranatureza.org.br
Filtro natural
Uma parceria entre a administração de Estrela e o Colégio Martin Luther (CML) resultou na instalação de sistema natural de filtração da água do lago do Parque Princesa do Vale. Além disso, o projeto Wetland: ilha flutuante do Parque permitirá, de forma prática e presencial, a educação ambiental.