Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann (UB) tem insistido para que os gestores municipais dos vales do Taquari e Rio Pardo busquem mais informações sobre os “aglomerados urbanos”. Hoje o estado só possui duas regiões instituídas por lei com essa denominação. A primeira foi criada em 1990, com o nome de Aglomeração Urbana do Sul.
É formada por cinco municípios – Pelotas, Capão do Leão, Arroio do Padre, Rio Grande e São José do Norte – e possui uma população total de 611.178 habitantes. Já a Aglomeração Urbana do Litoral Norte foi criada em 2004, e engloba 20 cidades, com destaque para Capão da Canoa, Osório, Torres e Tramandaí. Esse segundo grupo tem um total de 340.436 habitantes. Um número muito semelhante ao nosso Vale, por exemplo.
Os benefícios para esses grupos são variados. Na área do transporte intermunicipal, Mallmann recebeu do governador a missão de remodelar os sistemas metropolitanos. Entre as ideias, e isso poderia muito bem ser aplicado nos vales do Taquari e Rio Pardo, a criação de uma bilhetagem única para a região. Um outro ponto é criar uma política sistemática de investimento, com um fundo para fazer o controle da tarifa, trabalhar investimento em tecnologia do sistema, e também em questões “mobiliárias”, com destaque para os abrigos de ônibus.
A proposta também prevê novas possibilidades na área da infraestrutura, além de facilidades em novos projetos e parcerias com outras pastas do governo do estado. Por ora, as provocações do ex-prefeito de Estrela ainda não repercutiram muito entre os nossos prefeitos. Mas é um assunto a ser debatido.
Crescimento à direita
O ato de lançamento do PL em Teutônia atestou a força da direita naquela região do Vale do Taquari. Com destaque à filiação da vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl, e de outros 335 correligionários, a sigla já inicia forte na cidade germânica e seguirá em busca de novos atores nas principais cidades da região. Neste sábado, em Arroio do Meio, a legenda organiza a 1ª Conferência Regional de Direita na região. O evento inicia às 19h30min, no Clube Sete de Setembro. Aliás, e ainda em Arroio do Meio, há quem aposte em Lúcia Horn para ser candidata a prefeita pelo PL.
Destaque lajeadense no MP/RS
Promotor de justiça na essência, Júlio César Melo é natural de Lajeado e hoje atua como Subprocurador-Geral de Assuntos Institucionais do Ministério Público do Rio Grande do Sul. E ele tem a chance de se tornar o membro mais poderoso do MP gaúcho. Melo integra a lista tríplice para a escolha do procurador-geral de Justiça do RS, biênio 2023/2025.
Ele representa a situação, e foi o segundo mais votado, com 321 votos. Ficou atrás de Alexandre Saltz, que conquistou 403 votos, e à frente de Maurício Trevisan, com 199 votos. A apuração foi realizada nesse sábado, e a lista foi entregue ontem ao governador Eduardo Leite (PSDB), que terá 15 dias para escolher o novo PGJ.