Vereadores indicam problemas na estrutura da ponte entre Encantado e Roca Sales

ATENÇÃO À TRAVESSIA

Vereadores indicam problemas na estrutura da ponte entre Encantado e Roca Sales

Laudo técnico aponta para necessidade da substituição das juntas de dilatação

Vereadores indicam problemas na estrutura da ponte entre Encantado e Roca Sales
Juntas de dilatação da ponte são de origem alemã e têm mais de 25 anos. Crédito: Imagem Aérea/Divulgação
Roca Sales
oktober-2024
Um laudo solicitado pela câmara de vereadores de Roca Sales em 2022, revelou  danos nas juntas de dilatação da ponte entre Encantado e Roca Sales, na ERS-129. Moradores da região nutrem preocupações sobre a segurança da estrutura e o surgimento de possíveis fissuras.
Segundo o presidente do Legislativo, Paulo Ricardo Gonçalves, por meio desse documento um projeto de revitalização foi desenvolvido e destinado ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer). “Há 14 anos os vereadores solicitam ao Daer a realização de melhorias na ponte. Com o laudo técnico deixamos de lado os achismos e apontamos os problemas concretos”, detalha Gonçalves. O custo da manutenção é de R$ 258 mil.
Um convênio se estabeleceu após uma sequência de reuniões do Daer com representantes do Estado. O projeto de revitalização ainda não tem data para início, devido a questões orçamentárias.” Para implementarmos as melhorias dependemos do orçamento anual do Daer. Essa área enfrenta obstáculos relacionados à venda da Corsan”, explica o presidente.
O laudo aponta que as juntas de dilatação, que são de origem alemã e têm mais de 25 anos, precisam ser removidas, já que não são mais fabricadas. Em seguida é preciso cortar uma parte da estrutura para instalar o novo modelo, mais largo, com 8 metros de comprimento. “É importante reforçar que a ponte está em condições adequadas. As avarias são mais visuais e afetam os veículos que transitam”, salienta Gonçalves.

Reunião

Na quinta-feira, 18, o prefeito em exercício de Roca Sales, Leandro Botega, realizou uma reunião em seu gabinete com o presidente do Legislativo, Paulo Ricardo Gonçalves, Elton Fontana que é o assessor do secretário de Logística e Transportes do RS, Juvir Costella, e os engenheiros do Daer.
O encontro teve como objetivo definir as próximas ações em relação aos danos apresentados no laudo. Na segunda-feira, 22, especialistas técnicos farão uma inspeção detalhada na ponte, com possibilidades favoráveis de que o projeto de engenharia seja viabilizado e executado num curto prazo de tempo.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais