Depois da direção, gerentes e supervisores avaliaram diferentes opções para cortes de frango temperado resfriado e os testes estarem na fase final, a Dália Alimentos prevê para junho, durante a Suinofest 2023, o lançamento dos novos produtos: tulipa, peito e meio peito, sobrecoxa e coração, ampliando o portfólio para os consumidores a partir do segundo semestre deste ano.
Conforme o vice-presidente Executivo e Gerente da Divisão Comercial de Carnes e Derivados, Igor Weingartner, atualmente, toda a linha de frango é congelada e os novos produtos visam atender uma fatia do mercado gaúcho que é cativo a esse produto. “No Rio Grande do Sul, temos uma marca forte e também uma capilaridade logística que nos permite entrar nesse mercado”, afirma.
Em se tratando da carne resfriada, Weingartner relata que há uma preferência nacional de consumo, tanto para bovino, quanto para suíno e frango. “No interior do estado é normal ir no açougue ou no supermercado e comprar carne resfriada, mas nos grandes centros urbanos é mais comum e acessível a carne congelada, sendo a mesma situação para as exportações.”
Novos mercados
Em pesquisa realizada pelo setor comercial obteve-se, como resultado, que metade dos clientes varejistas da Dália já trabalham com itens resfriados. “Em breve, teremos a oportunidade de atendê-los em ambas as demandas, sejam cortes congelados e temperados resfriados”, destaca o vice-presidente.
O produto temperado, enfatiza o dirigente, oportuniza a abertura de uma carteira significativa de clientes no estado. “Já os desafios estão relacionados aos fluxos logísticos de entrega. O produto resfriado possui um ciclo de vida de prateleira mais curto e é preciso velocidade e sincronia entre produção, área comercial e logística. É por isso que as vendas de resfriado fora do estado são praticamente impossíveis”, justifica.
Weingartner ainda enfatiza que a logística dos cortes resfriados contemplará somente o RS. “Obviamente, tudo é uma questão de tempo e melhoria contínua dos processos até ocuparmos um espaço fiel no mercado. Mas a nossa expectativa é que a venda flua naturalmente. É bem provável que os clientes que acreditam na marca e já se relacionam com a empresa nos darão uma oportunidade.”
Processo produtivo
O Gerente da Divisão Frango de Corte, Eduardo Koefender, salienta que há previsão de iniciar a produção com uma escala de 5 mil quilos/semana, mas com a capacidade de até 50 mil quilos/semana. “Já possuímos os equipamentos e estruturas de maior valor, mas ainda estamos finalizando o orçamento dos demais equipamentos e acessórios”, explica.
LEGENDA:
Direção, gerentes e supervisores avaliaram diferentes opções para cortes de frango temperado resfriado. Produtos devem estar nos supermercados no segundo semestre deste ano
crédito: Kástenes R. Casali/divulgação