Maneco na assembleia em 2025?
Horário SEM cache 11:54:57
Horário COM cache 11:54:57

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Maneco na assembleia em 2025?

A chance de Emanuel Hassen de Jesus (PT) – o popular “Maneco” – assumir uma cadeira no legislativo estadual será grande após o pleito municipal do ano que vem. O ex-prefeito de Taquari fez 34.532 votos na eleição geral do ano passado, e faltaram apenas 2.200 votos para que ele se elegesse a deputado estadual pela federação PT/PC do B. Bateu na trave.

Mas a votação que lhe deixou muito próxima à assembleia legislativa garantiu um importante posto de suplente, e muitos deputados eleitos tendem a buscar o posto de prefeito nas eleições do ano que vem. Entre eles, Valdeci Oliveira (PT), em Santa Maria; Pepe Vargas (PT), em Caxias do Sul; Luiz Fernando Mainardi (PT), em Bagé; e Stela Maris (PT), em Alvorada.

O diretório estadual do PT acredita e muito na vitória desses quatro agentes públicos. E, por consequência, a coordenação regional do partido aposta e muito no ingresso de Maneco no parlamento do Estado. Mais do que isso. Se o atual Secretário da Secretaria de Comunicação Institucional (Secom) do governo federal assumir uma cadeira na assembleia gaúcha, os articuladores petistas devem iniciar um projeto para levá-lo ao congresso nacional.

É isso mesmo. Entre alguns articulistas, os recentes protagonismos assumidos pelo ex-prefeito taquariense – como a presidência da Famurs e a recente função de assessor do ministro Paulo Pimenta (PT) – lhe credenciam para uma candidatura a deputado federal. Aguardemos!


Fontana assume o PSB

O diretório do PSB em Lajeado realiza encontro neste sábado, na câmara de vereadores. O evento inicia às 9h. E o atual presidente, Rodrigo Conte, vai anunciar o seu desligamento da função.

“Estou me licenciando do cargo e me afastando de funções políticas por tempo indeterminado, por motivos profissionais”, afirma ele. Com a mudança, o advogado Daniel Fontana, que concorreu a prefeito pelo partido em 2020, deve assumir a vaga de líder da sigla na principal cidade do Vale do Taquari.


“10% pagam por todos”

O primeiro Fórum do Free Flow do Estado foi prestigiado por um público muito representativo. Agentes públicos e privados de todo o Vale do Taquari se deslocaram até o auditório do prédio 11 da Univates para debater sobre o modelo de cobrança automático – e sem cancelas – de pedágio. Entre os palestrantes, Carlo Andrey Gonçalves, coordenador do Comitê Técnico da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam), e COO da Greenpass, uma das principais empresas nacionais de soluções B2B de mobilidade.

Entre as frases que mais chamaram a atenção, uma realidade que precisa ser melhor avaliada pelos gestores. “Hoje 10% dos usuários pagam por todos os usuários”. Ou seja, e na média, cerca de 90% dos usuários das estradas não paga pedágio. E a maior parte desses “usuários caronas” transita nas áreas urbanas. Justamente os pontos que mais recebem melhorias. E a dúvida é: eles aceitam ratear a conta?


Novo momento – local e nacional – ao PT

Auri Heisser, presidente do PT de Lajeado, e Sérgio Kniphoff (PT), vereador e pré-candidato a prefeito da cidade, participaram do programa Frente e Verso de ontem. Foi uma conversa muito franca. Heisser admitiu problemas envolvendo o partido no passado, tanto em âmbito nacional como local, mas reforçou um sentimento de injustiça que impera entre o petistas, especialmente após as coberturas midiáticas da operação Lava Jato e do impeachment de Dilma Rousseff (PT), e também com relação ao governo do ex-prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt (PT). Kniphoff seguiu a mesma linha. Da mesma forma, a dupla demonstrou muita confiança em um novo momento do PT. E um dos movimentos é buscar maior representatividade no parlamento lajeadense. Em 2025, eles querem, no mínimo, três cadeiras no plenário.


Convenção do PP

O partido Progressistas de Lajeado realiza convenção no dia dois de junho. No evento, será definida a nova diretoria e, por consequência, o novo presidente municipal da sigla. Questionado, o atual presidente Márcio Aléssio não confirmou se fica ou sai da função. Mas a probabilidade maior é pela sua permanência. Aléssio é casado com a vice-prefeita e provável candidata a prefeita em 2024, Gláucia Schumacher, e é peça importante na consolidação – interna e externa – dessa candidatura.


TIRO CURTO

– Em Arroio do Meio, alguns vereadores de situação se movimentam em defesa do complexo turístico e cultural – com estátua de um gaúcho – entre os morros São José e Gaúcho. Roque Hass (PP) foi enfático. Segundo ele, em 22 anos de mandato, é um dos assuntos mais importantes da cidade.
– Ainda sobre a construção – ou não – do empreendimento, uma nova informação: um grupo de moradores do Morro São José inicia abaixo-assinado a favor do complexo.

– A assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), realizada na quinta-feira, dia 18, no Estrela Palace Hotel, foi a primeira com transmissão ao vivo pelo Facebook. A novidade foi implantada pelo jornalista Fabiano Diehl, contratado para gerenciar as redes sociais da entidade.

– O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) da Univates trabalha na criação de uma rota turística entre os municípios de Bom Retiro do Sul, Taquari e Fazendo Vilanova. O propósito é contemplar as Ruínas da Fazenda Pedreira, assim como o Casarão da Fazenda Juliana, entre outros atrativos históricos e culturais. Uma ideia muito interessante.

– A câmara de Imigrante aprovou o Plano Municipal de Cultural do município. E entre as diversas informações registradas na documentação da proposta, um interessante dado econômico. Segundo análise do governo, e utilizando os dados de 2022, o investimento médio per capita em cultura é de R$ 359,65. No ano passado, foram investidos R$ 1,1 milhão na área.

Acompanhe
nossas
redes sociais