Um laudo solicitado pela Câmara de Vereadores de Roca Sales, no ano passado, apontou a necessidade de reparação nas juntas de dilatação na ponte que faz divisa com Encantado, na ERS-129. Há anos, a estrutura é alvo de questionamentos da comunidade quanto à segurança e o aparecimento de possíveis fissuras.
Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, desta quinta-feira, 18, o presidente do Legislativo, Paulo Ricardo Gonçalves, relata que por meio do documento foi desenvolvido projeto de revitalização. A proposta foi enviada ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer). O valor da manutenção é de R$ 258 mil.

Paulo Ricardo Gonçalves em entrevista à Rádio A Hora (Foto: Diogo Fedrizzi)
Após audiências com o órgão e representantes do Estado, foi construído convênio. A efetivação, no entanto, depende do orçamento anual do Daer, travado por questões que envolvem a venda da Corsan. “Não temos como dar uma data definitiva de manutenção da ponte”, diz Gonçalves.
Segundo o parlamentar, o problema é mais visual e de avarias aos veículos. De origem alemã, as juntas de dilatação não são mais fabricadas. Têm mais de 25 anos. As antigas terão de ser retiradas, e uma parte da ponte cortada, para instalar o modelo atual, mais largo. O comprimento é de 8 metros.
Reunião
Na segunda-feira, 22, às 14h, representantes do município receberão visita do engenheiro de pontes do Daer e da superintendência de Lajeado para avaliar a situação e tomar medidas paliativas.
Assista a entrevista na íntegra