A comissão tripartite formada para debater ajustes e reajustes no contrato de concessão com a CCR Viasul volta a se encontrar hoje, às 10h, na sede da empresa, em Porto Alegre. Presidente da CIC/VT, Ivandro Rosa, é o representante regional. E ele tem a missão de defender as pautas sugeridas pelos prefeitos de cidades impactadas pela ampliação da BR-386.
Em Estrela, por exemplo, Elmar Schneider (MDB) já apresentou projeto à concessionária para a construção de um túnel de ligação entre os bairros Pinheiros e Imigrantes (imagem). Já em Marques de Souza, Fábio Mertz (PP) clama por pavimentação asfáltica nas improvisadas vias marginais que garantem um retorno mais prático aos motoristas locais. Por fim, em Lajeado há uma demanda pelo alteamento da Rua Bento Rosa, sob o viaduto, e um pedido extraoficial por uma ciclovia intermunicipal. São movimentos necessários. Mas que precisam ser oficializados pela empresa. E logo.
Avançam tratativas para Escola Laticinista
Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) de Estrela, Carine Schwingel (União Brasil) cumpriu agenda em Porto Alegre nessa terça-feira. Na pauta, a criação da segunda Escola Técnica Laticinista do Brasil. A proposta é instalar a estrutura nos ambientes do histórico prédio da Cervejaria Polar.
Com representantes do Sindilat/RS e da Emater, ela visitou secretários estaduais em busca de recursos para o empreendimento. No dia 6 de junho, o Comitê Gestor responsável pela formatação do projeto – composto por representantes da administração municipal, Sindilat/RS, Univates, EEEPE e Colégio Teutônia – realiza viagem até a cidade mineira de Juiz de Fora, onde se encontra a primeira e única escola do gênero no país.
Ceiteq inaugura na sexta-feira
O governo de Estrela inaugura nesta sexta-feira o Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceiteq). O hub foi construído no histórico prédio da Cervejaria Polar para fomentar novos negócios, produtos e oportunidades aos empreendedores locais.
Com espaços para reuniões e palestras, e até um estúdio de gravação de áudio e vídeo, o Ceiteq já possui quatro empresas instaladas no local. Como contrapartida, essas precisam colaborar com a formação e qualificação de novos profissionais, voltados ou não à economia criativa. É um espaço para acelerar novos empreendimentos. E a comunidade estrelense estava carente deste movimento.
Chamou a atenção!
Departamento de Trânsito de Lajeado realizou ontem uma série de testes com radares de velocidade. Foram escolhidos três trechos com altos índices de acidentes. Na Av. Benjamin Constant, entre os bairros Montanha, Moinhos e Bom Pastor, alguns veículos foram flagrados a quase 100 km/h.
O governo avalia locar aparelhos móveis para fiscalizar a velocidade. Também existe uma avaliação interna para instalar lombadas eletrônicas em pontos considerados críticos.
TIRO CURTO
• O governo municipal enfim finalizou a instalação dos móveis do Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado, o Labilá. Mas as atividades ainda não iniciaram a pleno. Neste momento, a equipe finaliza detalhes no telhado. O espaço voltado à inovação e ao fomento de novas ideias e negócios foi inaugurado de forma oficial em agosto do ano passado.
• Márcio Aléssio, presidente do PP de Lajeado, e Eliana Heberle, vice-presidente, participaram do programa Frente e Verso para falar sobre os planos ao pleito municipal de 2024. E a palavra mais repetida foi “consenso”. Algo que ainda será construído. Afinal, não há unanimidade interna para a escolha da atual vice-prefeita Gláucia Schumacher (PP) para disputar a prefeitura no ano que vem.
• Além dela, Isidoro Fornari (PP) já declarou nos bastidores que pretende colocar o nome à disposição do Progressistas. A bem da verdade, o engenheiro e vereador sempre é lembrado nestes momentos. Mas, para ele, o momento é agora. Resta saber se o partido e os aliados concordam.
• Ainda sobre Isidoro Fornari, o nome dele para concorrer ao cargo de prefeito parece soar melhor dentro do MDB, se comparado à figura de Gláucia Schumacher. Entre alguns agentes políticos, há uma certa convicção de que Fornari será mais aberto às conversações com eventuais opositores.
• Em Estrela, um importante projeto de lei, que determina regras institucionais – doação de áreas institucionais ao município – para novos loteamentos com mais de 10 mil metros quadrados, é assinado pelo vereador Cristiano Nogueira da Rosa (MDB).
• No Legislativo de Encantado, a vereadora Andressa de Souza (MDB) sugere a implantação de “um horário de atendimento em expediente interno da câmara de vereadores, a ser cumprido pelos parlamentares para atendimento ao público, recebimento de demandas, entre outros, de no mínimo quatro horas por dia, para cada um dos parlamentares”. Aguardemos.
• Em Arroio do Meio, integrantes do MDB estão preocupados com o clima de “já ganhou” entre algumas pessoas próximas ao ex-prefeito, Sidnei Eckert, que será o candidato a prefeito em 2024. Por sua vez, Eckert se mantém discreto e com um dos pés no chão.
• Já em Teutônia, os vereadores Neide Jaqueline Schwarz (PDT) e Cleudori Paniz (PSD) estão em Brasília. Eles viajaram na segunda-feira e retornam nesta sexta-feira. E ambos apresentaram a mesmíssima justificativa à viagem: “apresentar demandas e solicitar recursos oriundos de emendas parlamentares para o Município”.
• Na câmara de Taquari, e ao menos durante o mês de maio, um terço do plenário é composto por mulheres vereadoras. A suplente Maria Cristina Silva Santos (PP), a “Cristina da Saúde”, tomou posse no início do mês e se juntou às titulares Ana Paula (PT) e Maria do Carmo (PDT).