Em dezembro de 2022 a Associação Ricardense de Turismo Colonial (Artuc) foi criada por vinte empresários que visavam promover a experiência interiorana nos empreendimentos turísticos de Doutor Ricardo. E esse ano a entidade realiza seu 1º Filó, que ocorre no próximo sábado, 20, a partir das 17h, no Moinho Calvi, localizado na comunidade Santa Lúcia.
De acordo com o presidente da associação, Denis Rodrigo dos Santos, 13 empreendimentos se reúnem sobre o selo da Artuc. São eles o Moinho Colonial Calvi (Jorge Calvi), Pousada Villaggio dei Monti (Grasiela Benachio), Paraíso das Nascentes (Juremir Versetti), Vinhedo Pretto (Irno Pretto), Morangos da Sol (Solange Kalinski), Restaurante Biolchi (Debrunes Biolchi), Alambique Limar (Valteir dos Santos), Alambique Demiquei (Darci Demiquei), Sabor da Colônia (Angela Cornelli), Realize Moveis (Luiz Hennika), Restaurante Batatinha (Gilmar Demiquei), em construção o Condomínio Rural Condor (Aldrim Peres) e a casa de eventos Rota 332 (Neri Bertotti).
O proprietário do Moinho Colonial Calvi, o advogado Jorge Calvi, ressalta que a entidade busca se tornar uma referência no turismo colonial para a região. “Todos nós também atuamos como produtores rurais. Nossa união tem o objetivo de divulgar as coisas boas do interior. Lugares pequenos mas atrativos, é nisso que focamos”, pontua.
Dentre os desafios enfrentados está a capacitação da mão de obra necessária para os empreendimentos. “É essencial que os empresários tenham em mente essa qualificação. O dinheiro que sobrar do nosso filó, pretendemos aplicar nesses treinamentos”, aponta dos Santos. Futuramente a Artuc espera ter também um roteiro turístico pelos atrativos de Doutor Ricardo. “Temos reuniões constantes para fazer essa ideia funcionar, com um empreendimento auxiliando o outro”, destaca Calvi.