Vereadores aprovam cessão de uso de imóvel aos bombeiros

CÂMARA DE ENCANTADO

Vereadores aprovam cessão de uso de imóvel aos bombeiros

Projeto também trata da implementação de um centro de treinamento

Vereadores aprovam cessão de uso de imóvel aos bombeiros
Antes da sessão, bombeiros conversaram com os vereadores sobre importância da matéria. Crédito: Juliana Pisoni
Encantado

Por unanimidade, os vereadores de Encantado aprovaram o projeto que autoriza o município a firmar a cessão de uso gratuito de uma área de 10 mil metros quadrados, recebida da União, ao Corpo de Bombeiros Militar. O terreno onde fica o quartel está localizado na Rua das Hortênsias, no bairro São José. O contrato vai até janeiro de 2031, prazo estabelecido entre a União e o Município, mas pode ser prorrogado por mais 20 anos.

Conforme justificativa do governo, o Corpo de Bombeiros tem a intenção de implementar vários projetos no local, entre eles, a construção de um centro de treinamentos. “Os bombeiros tinham essa demanda há bastante tempo”, comenta o chefe de gabinete, José Caetano Turatti Ost. Antes da sessão, o tenente Nouals, o sargento Gerevini e os soldados Jornei e Lucas visitaram a câmara para explicar aos parlamentares a importância do projeto para as atividades da corporação que atende Encantado e outros municípios da região.

Tarifa do pedágio a R$ 16,00

A pauta dos pedágios e da concessão das rodovias estaduais voltou a ser debatida no Legislativo. Os parlamentares comentaram sobre a necessidade de mobilizar as lideranças e a comunidade para participarem do “Fórum do Free-Flow, o modelo para o desenvolvimento”, organizado pelo Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e a Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), que acontece na quinta-feira, 18, às 16h, na Univates, em Lajeado.

O Free-Flow é um modelo de cobrança de tarifa automático, em que o usuário paga conforme o quilômetro rodado. Diego Pretto (PP) demonstrou preocupação com estudos que apontam que a tarifa, caso o projeto original de concessão elaborado pelo governo do Estado seja aprovado, pode chegar a R$ 16,00 na Praça de Pedágio de Encantado. “Estou chamando a atenção disso porque estamos falando há muito tempo. Isso é sério. Olha a conta que vamos pagar. Temos uma esperança boa no free-flow. Vamos comparecer nesse evento e mostrar que a gente está indignado”, disse.

Bottoni de volta

Após três meses afastado para tratamento de saúde, Joel Bottoni (PSDB) voltou a participar das sessões. Na tribuna, ele agradeceu aos familiares e amigos pelo apoio nesse período. Bottoni reassumiu a liderança de governo. “Venci mais uma vez”, comemorou. Os colegas saudaram o retorno do político. “És um exemplo para muitas pessoas”, destacou o presidente Sander Bertozzi.

Um dos projetos é construir um centro de treinamentos junto ao quartel localizado no bairro São José. Crédito: Matheus Giovanella Laste

Acompanhe
nossas
redes sociais