Por unanimidade, os vereadores de Encantado aprovaram o projeto que autoriza o município a firmar a cessão de uso gratuito de uma área de 10 mil metros quadrados, recebida da União, ao Corpo de Bombeiros Militar. O terreno onde fica o quartel está localizado na Rua das Hortênsias, no bairro São José. O contrato vai até janeiro de 2031, prazo estabelecido entre a União e o Município, mas pode ser prorrogado por mais 20 anos.
Conforme justificativa do governo, o Corpo de Bombeiros tem a intenção de implementar vários projetos no local, entre eles, a construção de um centro de treinamentos. “Os bombeiros tinham essa demanda há bastante tempo”, comenta o chefe de gabinete, José Caetano Turatti Ost. Antes da sessão, o tenente Nouals, o sargento Gerevini e os soldados Jornei e Lucas visitaram a câmara para explicar aos parlamentares a importância do projeto para as atividades da corporação que atende Encantado e outros municípios da região.
Tarifa do pedágio a R$ 16,00
A pauta dos pedágios e da concessão das rodovias estaduais voltou a ser debatida no Legislativo. Os parlamentares comentaram sobre a necessidade de mobilizar as lideranças e a comunidade para participarem do “Fórum do Free-Flow, o modelo para o desenvolvimento”, organizado pelo Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e a Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), que acontece na quinta-feira, 18, às 16h, na Univates, em Lajeado.
O Free-Flow é um modelo de cobrança de tarifa automático, em que o usuário paga conforme o quilômetro rodado. Diego Pretto (PP) demonstrou preocupação com estudos que apontam que a tarifa, caso o projeto original de concessão elaborado pelo governo do Estado seja aprovado, pode chegar a R$ 16,00 na Praça de Pedágio de Encantado. “Estou chamando a atenção disso porque estamos falando há muito tempo. Isso é sério. Olha a conta que vamos pagar. Temos uma esperança boa no free-flow. Vamos comparecer nesse evento e mostrar que a gente está indignado”, disse.
Bottoni de volta
Após três meses afastado para tratamento de saúde, Joel Bottoni (PSDB) voltou a participar das sessões. Na tribuna, ele agradeceu aos familiares e amigos pelo apoio nesse período. Bottoni reassumiu a liderança de governo. “Venci mais uma vez”, comemorou. Os colegas saudaram o retorno do político. “És um exemplo para muitas pessoas”, destacou o presidente Sander Bertozzi.