Município retoma licitação para construir ponte no Boa União

ESTRELA

Município retoma licitação para construir ponte no Boa União

Etapa de credenciamento ocorreu nessa sexta e teve cinco empresas interessadas. Técnicos analisam a documentação

Município retoma licitação para construir ponte no Boa União
Da antiga ponte sobre o Arroio Boa Vista, sobraram apenas as fundações que não poderão ser reutilizadas na nova construção. Crédito: Jhon Willian Tedeschi
Estrela

O processo para definição da empresa que irá construir a nova passagem sobre o Arroio Boa Vista apontou os interessados em assumir a obra. A licitação avançou para a fase de credenciamento, que ocorreu nessa sexta-feira, 12. Na tentativa anterior, em 29 de março, nenhuma construtora compareceu à prefeitura para entregar documentação.

Desta vez, cinco empresas ingressam na concorrência: FG Engenharia, de Lajeado; a Traçado Construções, de Erechim; a Sogel Construtora, de Porto Alegre; a Engedal Construtora, de São José, em Santa Catarina; e a Lavoro Engenharia, de Porto Alegre. A etapa seguinte será a análise dos documentos financeiros, pelo setor de Contabilidade, e das especificações técnicas, pelo setor de Engenharia.

Em ata, consta que a FG Engenharia não cumpriu com os requisitos para ser credenciada, por falta de autenticação no documento apresentado, além de não ter representante presente. As outras quatro interessadas estavam representadas na concorrência. Houve um pedido anterior pela impugnação do processo, feita pela Lavoro Engenharia, o qual foi negado pela assessoria jurídica.

A verificação documental não tem um prazo estabelecido pela comissão de licitação, que destaca o processo como “a licitação mais importante do ano”. A expectativa dos integrantes é concluir a etapa até o início da próxima semana, para abrir prazo para eventuais recursos e chamar as empresas para apresentar as propostas financeiras.

Destino da antiga passagem

A antiga ponte foi interditada no dia 13 de março e removida ao longo do mês de abril. Uma situação chama a atenção de quem transita pela BR-386, uma vez que parte da passagem está posicionada às margens da rodovia e deve ser levada para a área do Porto de Estrela nos próximos dias. A pendência é a emissão de uma nota de transporte para autorizar o manejo da estrutura.

Existe a possibilidade de reutilização da parte de ferro da ponte, após reparos em partes desgastadas pelos quase 70 anos de uso. Por outro lado, as fundações existentes não poderão ser mantidas, uma vez que a empresa responsável pelo projeto apontou que elas apresentam características incompatíveis com as exigências da nova passagem.

Características da nova ponte

A travessia construída em concreto terá passagem para pedestres e ciclistas, uma vez que será o ponto inicial da ciclovia intermunicipal, que vai até Imigrante. Serão duas faixas com largura de 3,5 metros, com uma barreira rígida para proteção dos automóveis, pista específica para ciclistas com largura de 3 metros e calçada de passeio com 1,2 metro.

Acompanhe
nossas
redes sociais