130 anos de ensino em Roca Sales

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

130 anos de ensino em Roca Sales

A Igreja Evangélica fica ao lado da escola e ostenta uma placa em homenagem ao centenário da escola e da paróquia, celebrado em 14 de maio de 1993. Crédito: Adilar Signori/Reprodução

Foi no ano de 1891, que 14 famílias da Linha 21 de Abril se uniram para organizar uma comunidade escolar. O antigo Colégio Sinodal de Roca Sales iniciou as aulas em 1893, na casa da família Koste, tendo como professora Elisa Koste. Com o tempo, mais alunos começaram a se interessar pelos estudos e, em 1895, foi necessário construir uma escola, que serviu também como capela para a comunidade.

Por volta de 1909, a pequena escolinha na Linha 21 de Abril foi transferida para o centro de Roca Sales, e foi instalada na esquina das ruas 31 de Março e General Daltro Filho. Na década de 1960, foi construída uma nova estrutura, também na Av. Gen. Daltro Filho, ao lado da atual Igreja Evangélica.

Desde 2011, o antigo Colégio Sinodal de Roca Sales é uma unidade do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) de Lajeado, chamado de Ceat Região Alta.  Na principal cidade do Vale do Taquari, Ceat surgiu um ano antes, em 1892, também organizado pela comunidade.


135 anos da Lei Áurea

O ano de 1888 é um dos mais significativos na história do Brasil. Nesse dia, há exatos 135 anos, a então Princesa Isabel, filha do Imperador Dom Pedro II, assinou a lei de libertação dos escravos. Os registros falam que, na época, eram cerca de 720 mil escravizados no Brasil, o último país do Ocidente a abolir a escravatura.

Em Lajeado, Lilian Ruwer, moradora do bairro Americano, guarda uma antiga cópia de um jornal da época. Publicado no dia 14 de maio, o periódico Diário Popular, de São Paulo, trazia na capa um resumo da aguardada lei. “Desde hontem nos transmitiu o telegrapho a integra do decreto que sancionou a lei da extincção dos escravos”. Aqui no Vale, o jornal O Taquaryense, de Taquari, então recém fundado, também noticiava a abolição da escravatura.


HÁ 20 ANOS

Baile do Gato em Teutônia

O Grêmio Estudantil do Colégio Teutônia (Gect) organizava o 48º Baile do Gato. O evento ocorria no ginásio do SER Gaúcho. Naquele ano, Vanessa Musskopf, de 16 anos, foi eleita Rainha do Gect. Para Princesa, foi escolhida Jéssica Dickel, de 15 anos, e como Miss Simpatia, Édina Ahlert, de 14 anos, foi eleita.


Enquanto isso…

Roubo de cérebros – O inspetor real de anatomia do Reino Unido, Jeremy Metters, divulgava que médicos e coveiros britânicos removeram ao menos 20 mil cérebros de cadáveres sem a autorização das famílias. A maioria dos cadáveres era de pessoas com algum transtorno mental e o cérebro era utilizado para pesquisas médicas. Conforme Metters, os episódios eram comuns entre 1970 e 1999, quando passou a ser ilegal.

Acompanhe
nossas
redes sociais