Há 20 anos, protesto na RSC-453

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, protesto na RSC-453

Moradores da localidade de Boa Esperança, em Cruzeiro do Sul, organizavam uma manifestação nas proximidades do pedágio da RSC-453. A principal reclamação era a instalação de uma mureta que separava os dois sentidos da rodovia.

A proteção de ferro, em cerca de 200 metros, prejudicava os produtores que tinham terras nos dois lados da RSC-453. Muitos precisavam fazer a travessia constante com animais e máquinas e a mureta impossibilitava e exigia um desvio.

Na época, as autoridades explicavam que a medida pretendia diminuir o risco de acidentes, já que, próximo ao pedágio, existia um desvio que muitos motoristas acessavam pela contramão. Com as muretas, a travessia ficava impossibilitada.

Arquivo Municipal de Lajeado/ O Informativo


Enquanto isso…

Queimada no Paraná – Vinte anos atrás, cerca de 3 mil pessoas participavam da Jornada da Agroecologia em Ponta Grossa, no Paraná. Após a plenária do evento, o grupo iniciou um protesto e invadiu uma área de terras da Monsanto, onde colocou fogo em 9 hectares de milho geneticamente modificado. Os agricultores eram contra a introdução dos transgênicos no Brasil.


HÁ 50 ANOS

11º Festival de Canto em Forquetinha

A antiga Liga de Cantores do Alto Taquari organizava a 11ª edição do Festival de Canto, com a presença de 35 corais de toda a região. Além das apresentações musicais, os coros também desfilaram pela principal rua de Forquetinha. Mais de 2 mil pessoas participaram do evento. A próxima edição havia sido marcada para 1975, em Linha Catarina, Estrela.


Doação de terreno para a Polar

A câmara de vereadores de Estrela aprovava a doação de uma quadra no centro da cidade para a Cervejaria Polar. Para ampliar sua estrutura, a empresa construiria um novo pavilhão entre as ruas Coronel Flores, Pinheiro Machado e Arnaldo José Diehl. Essa estrutura corresponde hoje ao complexo de frente à Escadaria, que recebeu pinturas.

Conforme o Jornal Nova Geração da época, em contrapartida à doação, a Polar transformaria o Abrigo Municipal em um restaurante “de categoria internacional”. O abrigo era uma antiga estrutura que ficava na Praça Menna Barreto e pertencia ao governo de Estrela.

Posteriormente, o projeto foi alterado de restaurante para hotel e o abrigo foi demolido, mas a comunidade não aceitou a instalação do hotel. Assim, a Polar recebeu o terreno do atual Estrela Palace, onde edificou a estrutura.


Luiz Fernando Cirne Lima

Enquanto isso…

Renúncia na Agricultura – Há 50 anos, o então ministro da Agricultura, Luiz Fernando Cirne Lima, renunciava ao cargo. Gaúcho, Lima era engenheiro agrônomo e responsável pela pasta desde 1969, no governo de Médici. Ele foi substituído por José Francisco de Moura Cavalcanti.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais