A secretaria de Obras de Lajeado pretende instalar nesta semana novos limitadores de dimensões no acesso da Ponte de Ferro, no lado da Avenida Senador Alberto Pasqualini. Um acidente registrado no último final de semana motivou a retirada da estrutura metálica que limita o tráfego de veículos pesados no local.
O trânsito no local ficou momentaneamente interrompido entre a madrugada de sábado e manhã de domingo. Conforme o secretário de Obras, Fabiano Bergmann, a intenção do município é agilizar a troca das estruturas metálicas e placas de sinalização. Ainda ontem houve o corte das ferragens.
Segundo ele, uma nova estrutura será instalada pelo governo Lajeado até quarta-feira, com isso restringir novamente o acesso de veículos e caminhões acima de 3,5 toneladas e 2,80m de altura. As primeiras goleiras foram instaladas em 2011 e com o passar do tempo foram deterioradas devido a acidentes. Na época, a opção pelas estruturas foi acordada entre os dois municípios, para restringir o tráfego pelo excesso de pesos nos caminhões.
O acidente movimentou equipes do Departamento de Trânsito de Arroio do Meio que estavam na Ponte de Ferro fazendo uma vistoria do local. De acordo com o coordenador de Trânsito, Alex Sandro Theves, algumas vans não conseguiram acessar a ponte com o episódio, mas as melhorias foram encaminhados
Ambos os municípios também devem encaminhar uma licitação para reforma total da ponte. Um orçamento prévio aponta a necessidade de investimento de R$ 500 mil na troca de madeiras e nova pintura.
A estrutura, foi inaugurada em julho de 1939, e com o passar do tempo tornou-se uma ligação alternativa aos motoristas que desejam escapar do fluxo carregado e intenso da ERS-130 entre as ruas Marechal Floriano Peixoto, na Barra da Forqueta e na Avenida Senador Alberto Pasqualini, bairro Universitário em Lajeado.