Fontana SA preserva valores dos fundadores para se fortalecer entre as líderes

MADE IN ENCANTADO

Fontana SA preserva valores dos fundadores para se fortalecer entre as líderes

Com 89 anos, empresa familiar faz parte da história e do desenvolvimento de Encantado

Fontana SA preserva valores dos fundadores para se fortalecer entre as líderes
Primos Ricardo e Maurício Fontana são os diretores da empresa. Crédito: Diogo Daroit Fedrizzi
Encantado

Seriedade, honestidade, espírito colaborativo e confiança são qualidades que marcam a trajetória da Fontana SA desde o momento em que o casal Pedro e Laura Fontana começa a fabricar e comercializar sabão artesanal em 1934. Passados 89 anos, a empresa com sede em Encantado conta com dois parques fabris, um de produtos de higiene e limpeza e outro de oleoquímicos. O quadro de colaboradores é formado por 300 pessoas e o faturamento de 2022 cresceu 35% em comparação ao ano anterior.

No final da década de 1950, Cesário e Dinarte, dois dos quatro filhos de Pedro e Laura, assumem a gestão. Anos depois, as famílias seguem caminhos diferentes. Enquanto Cesário permanece em Encantado responsável pela indústria, Dinarte muda-se para Concórdia do Pará, no Pará, para assumir outro negócio do grupo no setor da pecuária. Um novo planejamento é elaborado e os irmãos voltam a se unir para administrar a fábrica em Encantado no fim de 1980.

“Tanto nossos avós, Pedro e Laura, como meu pai Cesário e o tio Dinarte foram grandes mentores para nós. Eles tinham mais a experiência da vida do que do estudo. Eram pessoas dedicadas, batalhadoras, éticas e corretas. A Fontana se mantém no mercado com base nesses valores”, afirma Ricardo Fontana, de 54 anos. Nos anos  2000, após várias experiências e formatos de administração, ele e o primo Maurício, de 54 anos, são galgados ao cargo de diretores e compõem a terceira geração de líderes da organização.

A venda de produtos de higiene e limpeza apresenta crescimento, tanto que novos investimentos são projetados para ampliar a produção. Ao mesmo tempo, o setor de oleoquímicos obtém importante reconhecimento nos mercados nacional e internacional. “Nas exportações, o oleoquímico tem períodos que representa até 30% da nossa receita”, revela Maurício.

Com o objetivo de internacionalizar a marca, a Fontana conta com uma unidade de negócios estrategicamente instalada na cidade de Minga Guazú, no Paraguai. Há mais de 25 anos envia seus produtos para o Uruguai, se posicionando como a 56ª maior exportadora para o país vizinho. No segmento, a empresa só fica atrás das multinacionais em território uruguaio . “No Brasil estamos reposicionando nosso portfólio. Temos oportunidades de multiplicar as oportunidades de emprego, principalmente, nas áreas comercial e de logística”, projeta Maurício, que se orgulha em afirmar que o CNPJ da Fontana é o mesmo desde que a empresa foi registrada.

Sobre a sucessão, embora cedo, a convicção é que profissionalismo, capacitação e perfil vão nortear as escolhas dos próximos líderes.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais