Seriedade, honestidade, espírito colaborativo e confiança são qualidades que marcam a trajetória da Fontana SA desde o momento em que o casal Pedro e Laura Fontana começa a fabricar e comercializar sabão artesanal em 1934. Passados 89 anos, a empresa com sede em Encantado conta com dois parques fabris, um de produtos de higiene e limpeza e outro de oleoquímicos. O quadro de colaboradores é formado por 300 pessoas e o faturamento de 2022 cresceu 35% em comparação ao ano anterior.
No final da década de 1950, Cesário e Dinarte, dois dos quatro filhos de Pedro e Laura, assumem a gestão. Anos depois, as famílias seguem caminhos diferentes. Enquanto Cesário permanece em Encantado responsável pela indústria, Dinarte muda-se para Concórdia do Pará, no Pará, para assumir outro negócio do grupo no setor da pecuária. Um novo planejamento é elaborado e os irmãos voltam a se unir para administrar a fábrica em Encantado no fim de 1980.
“Tanto nossos avós, Pedro e Laura, como meu pai Cesário e o tio Dinarte foram grandes mentores para nós. Eles tinham mais a experiência da vida do que do estudo. Eram pessoas dedicadas, batalhadoras, éticas e corretas. A Fontana se mantém no mercado com base nesses valores”, afirma Ricardo Fontana, de 54 anos. Nos anos 2000, após várias experiências e formatos de administração, ele e o primo Maurício, de 54 anos, são galgados ao cargo de diretores e compõem a terceira geração de líderes da organização.
A venda de produtos de higiene e limpeza apresenta crescimento, tanto que novos investimentos são projetados para ampliar a produção. Ao mesmo tempo, o setor de oleoquímicos obtém importante reconhecimento nos mercados nacional e internacional. “Nas exportações, o oleoquímico tem períodos que representa até 30% da nossa receita”, revela Maurício.
Com o objetivo de internacionalizar a marca, a Fontana conta com uma unidade de negócios estrategicamente instalada na cidade de Minga Guazú, no Paraguai. Há mais de 25 anos envia seus produtos para o Uruguai, se posicionando como a 56ª maior exportadora para o país vizinho. No segmento, a empresa só fica atrás das multinacionais em território uruguaio . “No Brasil estamos reposicionando nosso portfólio. Temos oportunidades de multiplicar as oportunidades de emprego, principalmente, nas áreas comercial e de logística”, projeta Maurício, que se orgulha em afirmar que o CNPJ da Fontana é o mesmo desde que a empresa foi registrada.
Sobre a sucessão, embora cedo, a convicção é que profissionalismo, capacitação e perfil vão nortear as escolhas dos próximos líderes.
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