O MDB e o futuro  de Marcelo Caumo

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

O MDB e o futuro de Marcelo Caumo

Prefeito reeleito de Lajeado com 71,26% dos votos válidos em 2020, Marcelo Caumo pode avaliar diversas possibilidades e cenários para o futuro na política. E pode ser um destino longe ou perto do PP, o seu atual partido.

A expressiva votação no pleito passado – o advogado conquistou a confiança de 29.719 eleitores, quase 10 mil a mais em relação ao pleito vitorioso de 2016 – despertou de forma natural o interesse de outras siglas. Paralelo a isso, Caumo ainda mantém uma relação de “amor e ódio” com o PP lajeadense e regional. Algo natural em todo e qualquer partido, é claro. Neste caso, porém, a conturbada conexão pode mudar os rumos da eleição municipal de 2024.

Caumo será convidado a se filiar no MDB. Aliás, outras siglas também preparam propostas ao atual gestor lajeadense. Mas o convite mais atraente deve mesmo partir dos emedebistas, especialmente pelo fato de apresentar perspectivas maiores e de âmbito estadual ou mesmo federal para ele. Além de enfraquecer o lado Progressista do Vale e de Lajeado, a mudança radical atenderia aos anseios e planejamentos regionais do maior partido (em número de filiados) do Brasil.

Algumas alas do MDB local enxergam com muito bons olhos uma eventual dobradinha entre Elmar Schneider e Marcelo Caumo em 2026, na busca por cadeiras na Assembleia e no Congresso, respectivamente. No frigir dos ovos, e como tratamos de política partidária, todas as suposições sobre o futuro do gestor fora do PP podem resultar em absolutamente nada. Afinal, e isso precisa ser levado em conta, Caumo tem história dentro do partido.

Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. Crédito: Arquivo A Hora


TIRO CURTO

– O governo de Estrela agendou para o dia 15 de maio, às 15h30min, a assinatura do convênio entre a administração municipal e os agentes e coordenadores do projeto Viva +Vida Sem Álcool. Em solo estrelense, o movimento vai gerar frutos que vão muito além da necessária pesquisa. A perspectiva de instalar um Centro da Juventude no prédio do antigo Cemai é uma inovação e tanto para o futuro dos jovens em situação de maior vulnerabilidade.

– Na sexta-feira, moradores e proprietários de áreas nos morros São José e Gaúcho participaram de audiência com o Ministério Público de Arroio do Meio. Eles questionam o processo para a instalação de um complexo turístico – com estátua de um gaúcho – nas localidades. O debate também envolve representantes do Codemam, Conar, Comtur, Apreciam, Copladam e ONG Ecobé.

– Deputado estadual pelo Republicanos, Delegado Zucco é o proponente da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais. A instalação oficial do grupo ocorre neste sábado, durante a formatura da guarnição de Bagé. Um assunto que interessa ao Vale do Taquari. Afinal, o projeto de lei para a formação da guarda em Lajeado deve chegar nos próximos dias à câmara de vereadores.

– O compromisso de combater o mosquito da dengue é meu, teu, do seu vizinho e de todos os moradores do Vale do Taquari. Faça sua parte.

– Antes do Cristo Protetor (bem antes, na verdade), a Delegacia de Encantado chegou a contar com nove policiais civis em atuação. Hoje são apenas quatro.

– Prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch (MDB) recebeu nessa semana a visita do vereador e pré-candidato a prefeito de Lajeado, Carlos Ranzi (MDB). A conversa ocorreu no gabinete do gestor público. E durou cerca de duas horas. Kohlrausch não poderá concorrer à reeleição em 2024. E dificilmente vai deixar a política.

– Bom fim de semana a todos!

Acompanhe
nossas
redes sociais