Por muitos anos, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Estrela foi a única referência para os agricultores do interior do Vale do Taquari. A organização foi fundada em 6 de maio de 1963, numa época em que a grande maioria da população era residente do campo. Naquele tempo, nem mesmo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) tinha sido criada.
O STR surgiu da necessidade dos produtores terem um apoio na defesa dos seus interesses. No princípio, a entidade não era vinculada somente ao agro, já que o sindicato também ofertava consultas médicas e odontológicas, e foi muito importante para a conquista das aposentadorias rurais de muitos agricultores.
O sindicato de Estrela é o segundo mais antigo do Vale, atrás apenas da entidade de Taquari. Na época de sua criação, o município de Estrela abrangia outras cidades, como Colinas e Imigrante, e STR também atendia a esses produtores.
A primeira sede do STR já ficava na esquina entre as ruas Venâncio Aires e Tiradentes, em um prédio que funcionava a antiga Associação Rural. Alguns anos depois, o sindicato conseguiu recursos com o Governo Federal, durante o mandato de Geisel, para construir um novo prédio, no mesmo local do antigo. Hoje, o STR ainda funciona nessa construção erguida na década de 1970, na esquina entre a Venâncio Aires e Tiradentes.
HÁ 20 ANOS
Novo campo de futebol no Alesgut
Uma parceria entre a associação de moradores do bairro Alesgut e a administração municipal de Teutônia assegurava a inauguração de um novo campo de futebol para o bairro. O projeto partiu da associação e o município ajudou com os serviços de máquina e com parte do material.
Além do campo de futebol sete, o espaço também tinha quadra de areia para vôlei e futebol. Na ocasião, a associação recebeu uma verba de R$ 2,5 mil para auxiliar nos custos do local e Rudi Anschau foi homenageado pelos serviços prestados à associação dos moradores do bairro.
O campo ainda existe e fica ao lado do posto de saúde da comunidade.
Enquanto isso…
Atentado em show de rock – Duas mulheres-bomba detonaram explosivos no portão de entrada de um show de rock, nas imediações de Moscou, na Rússia. O atentado suicida vitimou 16 pessoas e feriu outras 60. O governo russo responsabilizava rebeldes muçulmanos da Chechênia, que lutavam pela independência da província.