Os empreendedores responsáveis pelo Boulevard Encantado estão em busca de franqueados para incorporar ao espaço que está em construção nas imediações da Lagoa da Garibaldi. Neste fim de semana, por exemplo, os representantes do inovador empreendimento participam com um estande (foto) da Feira da Franquia, no BarraShoppingSul, em Porto Alegre. O evento inicia hoje. Em suma, o complexo multiexperiência idealizado pelo empresário Fábio Vitória busca aproximar empreendedores do Vale do Taquari às marcas nacionais que já confirmaram apoio à iniciativa, além de captar novos parceiros nas áreas comercial, gastronômica e cultural.
Um dos diferenciais do estande será a experiência multiverso, onde os visitantes poderão fazer um passeio virtual pelo complexo e, ainda, pelo coração do Cristo Protetor, localizado a menos de dois quilômetros da obra. A expectativa é atrair franquias e marcas de diferentes segmentos. O projeto inicial já prevê restaurantes, espaço comercial com capacidade para mais de 20 lojas, multiverso, além de atrações personalizadas para os diferentes públicos e, claro, da bandeira do Hotel Laghetto. A Feira da Franquia reúne marcas que vão da estética à gastronomia, dentro do modelo franchising, ou franquia comercial, com programação voltada tanto ao networking como à venda direta.
TIRO CURTO
• O governo de Estrela recebe no dia 6 de junho os envelopes de Documentação e Propostas referentes à contratação de “empresa especializada para executar serviços de construção de cobertura metálica na EMEI Estrelinha”. A creche está situada no Bairro das Indústrias.
• Também em Estrela, o governo municipal realiza algumas “promoções” entre servidores lotados em cargos comissionados. Nesta semana, por exemplo, o coordenador de trânsito Frederico Diehl passou de CC5 para CC6.
• Presidente reeleito do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e ex-vereador em Encantado, Luciano Moresco visitou o parlamento encantadense na terça-feira. Ele foi recebido pelo presidente da casa, Sander Bertozzi (PP). Entre as pautas, eles falaram sobre a reestruturação do projeto “Democracia na Escola”, coordenado por Moresco em 2017. O objetivo da proposta é despertar nos jovens o interesse pelo Legislativo.
• Aliás, em Fazenda Vilanova iniciou mais uma etapa do Projeto Câmara Júnior. Os vereadores juniores já podem formar as chapas para a Mesa Diretora Júnior. As inscrições se estendem até a véspera da primeira sessão ordinária deles, agendada para 31 de maio, às 18h30min na sede do Legislativo.
• Prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch (MDB) já foi lembrado para ser candidato a prefeito de Lajeado. Uma situação que dificilmente vingaria diante das atuais conjecturas. Mas nada impede que ele assuma, por exemplo, um cargo de secretário municipal em um futuro nem tão distante. Aliás, ele também já foi cotado para assumir uma secretaria estadual a partir de 2025.
• Articuladores políticos observam – com preocupação – o crescimento do PL. E, de acordo com alguns comentaristas de plantão, “ainda falta experiência política para alguns dirigentes do alto escalão”. Uma afirmação discutível. E nada que não possa ser construído com o tempo, é claro.
• Ainda sobre o PL em Lajeado, a chegada do Secretário de Meio Ambiente da cidade, Luís Benoitt, deve atrair outros tucanos para a sigla. Ao menos é esse o objetivo do diretório municipal.
• Sobre o MDB de Lajeado, é bom deixar claro: o pré-candidato a prefeito Carlos Ranzi tem o apoio de Ricardo Giovanella, que também sonhava com a possível candidatura. Ranzi também tem o apoio da maioria dos vereadores e suplentes do partido. É um bom começo. Por outro lado, a decisão de anunciar a pré-candidatura com tanta antecedência coloca o emedebista “na vitrine” de forma bastante precoce. Mas me parece que o partido calculou bem os riscos e benefícios.
• Em tempo, Sérgio Kniphoff (PT) também quer ser candidato a prefeito. E a história lajeadense demonstra que o PP costuma se dar bem quando a oposição se divide.