Guarda Municipal em Lajeado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Guarda Municipal em Lajeado

Um antigo debate deve retornar com intensidade nos próximos dias em Lajeado. O projeto de lei para criação da guarda municipal está pronto para ser enviado outra vez ao Legislativo. A primeira tentativa ocorreu em 2020, mas o Executivo recuou.

Desta vez, o prefeito Marcelo Caumo (PP) parece mais convicto sobre o tema. O processo está sob avaliação orçamentária. E a tendência é criar uma medida que possibilite a qualificação e promoção dos atuais agentes de trânsito, bem como a abertura de concurso público para a contratação de novos profissionais para a área da segurança pública. Uma ação necessária para uma cidade com quase 100 mil habitantes.


Diárias em Encantado

Presidente da câmara de vereadores de Encantado, Sander Bertozzi (PP) tem a chance de moralizar uma prática antiga naquela casa legislativa: o custeio das viagens e cursos realizados por alguns parlamentares. Bertozzi vê com bons olhos uma proposta antiga de Costa, que busca alterar o modelo vigente de diárias. Eu explico.

Hoje os legisladores recebem um valor fixo por cada dia trabalhado fora da cidade. Um valor que não leva em conta o que efetivamente é gasto. Ou seja, e isso é a regra, eles recebem valores superiores aos gastos efetivos com hospedagem e refeições. Com isso, é comum sobrar algum “troquinho”. E a nova proposta é bem simples: eles recebem especificamente – e mediante comprovação – o que for gasto.

Acompanhe
nossas
redes sociais