Após três semanas da suspensão de serviços na BR-386, líderes regionais seguem na busca por respostas e a garantia da retomada dos trabalhos. Até o momento, a CCR ViaSul somente confirmou a rescisão do contrato com a terceirizada Eurovias e prometeu ainda em maio apresentar nova empresa responsável pela duplicação e pistas adicionais.
Na semana passada, uma comitiva de Marques de Souza esteve em reunião com a superintendência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De acordo com o prefeito Fábio Mertz, o órgão federal está ciente da situação e acompanha o impasse. “O que cabe a eles é fiscalizar o cronograma conforme o estabelecido na concessão. Também estão cientes dessa troca de terceirizada.”
Pelo cronograma inicial, a duplicação dos 20 quilômetros entre Marques de Souza e Lajeado seria entregue até julho. Agora, diante da reorganização, o prazo foi estendido para o segundo semestre. De acordo com a CCR ViaSul, a primeira etapa está com mais de 60% dos serviços prontos.
Conforme a ANTT, são feitas vistorias periódicas para monitorar o percentual das obras conforme previsto em contrato. Esse trabalho é feito com apoio da empresa supervisora Imtraff. A partir desses dados, são identificados eventuais atrasos, que ao fim de cada ano contratual devem ser compensados.
Por meio de nota, a agência reiterou que em caso de descumprimento do cronograma anual é aplicada a redução de tarifa, e multa, quando a inexecução se deu por responsabilidade da concessionária. A ANTT ressalta também que qualquer paralisação no andamento das obras é de responsabilidade da concessionária que deve posteriormente realizar a compensação.
Segurança na via
Com a suspensão dos trabalhos houve também a retirada de dispositivos de sinalização. Situação que eleva o risco de acidentes combinado às condições climáticas, neste caso, o período mais chuvoso e de incidência de neblina.
A chefe da delegacia de Lajeado da Polícia Rodoviária Federal (PRF) reitera a importância no reforço da sinalização. De acordo com Carine Martins, há o monitoramento constante. “Já foram feitos pedidos à concessionária e estamos em contato frequente no que se refere aos dispositivos para reduzir risco de acidentes.”
Segundo a CCR ViaSul, equipes são deslocadas para pontos estratégicos e fazem o acompanhamento do fluxo. A concessionária considera que essa demanda na sinalização não está relacionada com o trecho em obras e sim por conta do aumento de veículos em circulação.