Serão cinco grandes obras que a Prefeitura de Lajeado fará nos próximos dois anos na área da saúde e que ficarão como marca no governo do prefeito Marcelo Caumo e do secretário da Saúde. Cláudio Klein. Em entrevista à Rádio A Hora, Klein explicou sobre os investimentos. Será construído um novo posto de saúde no bairro São Cristóvão, com investimento superior a R$ 6 milhões, em área perto da Adefil.
A estrutura atual, perto do Imec, será vendida. O posto do Montanha passará por reforma completa. Estas duas serão as primeiras a serem licitadas. Também haverá duplicação do posto de saúde do bairro Olarias e construído um novo no Conventos. E para a área central, a transformação do prédio da Acvat em um centro de vacinação e farmácia e, nos fundos, a construção de um novo posto. A estrutura do atual ficará para a assistência social.
Não chega
São obras necessárias para garantir o avanço na qualidade dos serviços de saúde da cidade de Lajeado. Mas somente isto não é suficiente. É preciso investir no atendimento. E para isto, resolver as constantes reclamações da falta de médicos nos postos; ampliação da quantidade e variedade de medicamentos nas farmácias públicas e um novo olhar para a UPA, com um índice de reclamações que vem crescendo. Os gestores sabem do desafio que tem pela frente. Fazer saúde é caro e nunca terá a resolução completa das necessidades. Mas precisa ser feito.
Tendência
O povo em geral tem é que agradecer os mercadinhos de bairros. E isto é tendência do comércio global. Administrados por famílias, costumam abrir em dias em que grandes supermercados fecham. E salvam muita gente, como no feriado de 1º de Maio. Não fossem eles, alguns não teriam o que comer. Sempre serão úteis.
Diversão
A magia do Circo não morre. Ele se reinventou e nos diverte sempre. Ir ao circo é mais divertido do que ver algumas partidas de futebol. E sempre será um programa de família.
De mansinho
Os mineiros são tidos como quietinhos. Mas quem está invertendo a lógica, chegando de mansinho e dominando o mercado de Minas Gerais, são os gaúchos do Sicredi Integração RS/MG, com sede em Lajeado. Já têm mais agências em Minas do que aqui no RS. E seguem avançando.
Sem problemas
A preocupação com a superparada da Benjamim, em Lajeado, era de tranqueira no trânsito e vários acidentes. Passados dois meses de sua instalação, não ocorreu nada disto. Ela tem se mostrado eficaz e serve de exemplo para obras parecidas em outros pontos da cidade.
No alvo
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, é alvo de mais da metade dos pedidos de impeachment que tramitam no Senado. No total, são 21 petições que pedem abertura de processo de afastamento do ministro. Luís Roberto Barroso está em segundo lugar, com nove pedidos. Gilmar Mendes é alvo de três.
Dívidas
Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), 79,2% das famílias com renda de até três salários mínimos estão endividadas.
No pequeno
O temor da Lei das Fake News é que a punição possa abranger postagens de centímetros, ou seja, do cidadão comum e deixe escapar as publicações de políticos, por exemplo, sempre protegidos pela imunidade parlamentar.