Jovens se unem para melhorar o ambiente da cidade

VIVER CIDADES

Jovens se unem para melhorar o ambiente da cidade

Criatividade aliada à tecnologia pretende deixar espaços públicos mais limpos e convidativos a passeios.

Jovens se unem para melhorar o ambiente da cidade
Kailane e Luísa integram a turma de Ensino Médio do Castelinho

Passear em espaços públicos, especialmente em parques, pode ser uma experiência desagradável. Tutores de cães nem sempre recolhem os dejetos deixados durante o passeio. Além disso, é comum encontrar bitucas de cigarro, latas e garrafas de bebidas, embalagens de alimentos, entre tantos outros resíduos.

Diante do problema, estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco e dos cursos engenharia de software e engenharia da computação, da Universidade do Vale do Taquari – Univates, se uniram para encontrar soluções que estimulem o hábito de recolhimento dos dejetos e, ao mesmo tempo, emita um alerta quando esta regra social é quebrada.

Os acadêmicos da Univates, orientados pelo professor Alexandre Wolf, estão estudando o processo de software para o desenvolvimento de propostas de aplicativos móveis para gerar alertas e georreferenciar as ocorrências de descarte de dejetos de maneira indevida. O trabalho envolve as disciplinas de Programação Mobile e Projeto Integrador III.

Luísa Hauschild, 16, e Kailane Mirela Pires Viecili, 18, fazem parte da equipe do Castelinho, orientada pela professora Claimeri Pasa, na disciplina de comunicação e marketing. A tarefa dos alunos é desenvolver uma campanha publicitária de conscientização sobre o descarte, especialmente de dejetos de animais. Para tanto, estão buscando informações sobre a história do município de Lajeado, o significado e a composição de cores utilizadas na bandeira e no brasão do município para elaboração da logomarca e do slogan da campanha. Kailane destaca a importância de conscientizar as pessoas quanto ao descarte correto. “É pela saúde das pessoas e dos animais e pode servir para todos os tipos de lixo.”

Wolf destaca que esse tipo de iniciativa está alinhado com os princípios pedagógicos do Aula+, a graduação da Univates, que visa a aproximar teoria e prática por meio de ações com a comunidade. A proposta ainda valoriza a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

O projeto, com a parceria entre diferentes etapas da formação estudantil, é um dos direcionamentos sugeridos pelo Novo Ensino Médio, com o intuito de valorizar o protagonismo estudantil, envolvendo os estudantes com assuntos de cunho social, cultural e de saúde pública, contribuindo e conscientizando a comunidade.

De acordo com Claimeri, um dos objetivos da disciplina Comunicação e Marketing no Ensino Médio é fazer com que o estudante entenda que ele é parte integrante da sociedade e pode posicionar-se para a resolução de questões sociais explorando o uso de diferentes práticas de linguagem, buscando o desenvolvimento de habilidades que possibilitem o exercício criativo, a partir da análise e observação das características da linguagem aplicadas em campanhas de marketing e publicidade. “A parceria é um desafio que estimula a criticidade e o exercício da autonomia do protagonismo estudantil”, complementa o professor Wolf.

Quanto à regulamentação, foram realizados contatos para que a questão seja levada à Câmara de Vereadores para debate”, destaca o professor Alexandre Wolf.

Professor Alexandre Wolf leciona na Univates

Disciplina de comunicação e marketing está a cargo da professora Claimeri Pasa

Acompanhe
nossas
redes sociais