Programa beneficia  produtores na contratação de horas máquinas

ARROIO DO MEIO

Programa beneficia produtores na contratação de horas máquinas

Adequação na lei de incentivo foi aprovada na última sessão da câmara de vereadores

Programa beneficia  produtores na contratação de horas máquinas
Programa beneficia produtores na contratação de horas máquinas. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio

Produtores rurais terão mais facilidade na contratação de horas máquinas para serviços na propriedade. É o objetivo do Programa de Subsídio de Contratação de Horas, que foi aprovado por unanimidade na última sessão da câmara de vereadores.

A justificativa do governo para a criação do programa é que as pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor primário do município tenham incremento na produção. A coordenação é responsabilidade da Secretaria da Agricultura, enquanto a concessão de benefícios será apurada com base na produção e Valor Adicionado gerado no ano anterior, conforme levantamentos do talão de produtor.

A matéria autoriza a concessão de horas gratuitas. De acordo com a a movimentação financeira, o tempo pode variar de 4,5 horas até 15 horas. A prestação de serviços vai ocorrer pelas empresas terceirizadas contratadas em chamamento público e credenciadas pelo município.

Roque Haas (Progressistas) destacou a importância do projeto para o produtor rural, com aumento do incentivo no que diz respeito a hora e valor da hora. Rodrigo Kreutz (MDB) concordou e relembrou que o modelo de contratação de maquinário mudou com o passar dos anos e trouxe benefícios à comunidade.

Conforme o secretário da Administração, Aurio Paulo Scherer, a criação do novo programa tem o objetivo de melhorar as políticas públicas voltadas ao setor primário, visto as limitações enfrentadas pelos produtores em decorrência da estiagem. Antes de virar lei, o projeto contou com a aprovação do conselho Agropecuário (Conar).

Outro projeto na ordem do dia aprovado foi o repasse financeiro de até R$ 25 mil para a Semana Farroupilha do CTG Querência do Arroio do Meio. O incentivo é uma contrapartida exigida pela Lei de Incentivo do Pró-Cultura RS.

Transparência

A ausência de respostas em pedido de informações foi externada pelo vereador Marcelo Schneider (MDB). Ele falou da responsabilidade dos gestores em cumprirem com o que estabelece a Lei de Transparência e a Lei Orgânica Municipal. Disse que todas as gestões responderam os questionamentos do Legislativo.

“É papel do vereador fiscalizar. Lamento que na casa há pedidos de informações protocolados e que ainda não foram respondidos. Uma falta de respeito e transparência com todos”. Em resposta, Alessandra Brod (PP) disse que muitos pedidos encaminhados estão no Portal da Transparência ou no Tribunal de Contas. Ela sugeriu a capacitação dos vereadores, para que possam aprimorar as pesquisas por conta própria.

Acompanhe
nossas
redes sociais