Além de contar com diferentes opções de investimentos para ver o seu dinheiro render, os associados da Sicredi Integração RS/MG podem indicar e apoiar instituições da sua comunidade. Como isso é possível? Por meio da segunda edição do Programa Fazer Juntos, que em 2022 distribuiu mais de R$ 149 mil para 132 entidades cadastradas.
Participar da iniciativa é muito fácil. De acordo com a colaboradora da agência Sicredi de Boqueirão do Leão, Naira Elvira Laindorf, após o associado confirmar a aplicação e escolher a instituição cadastrada no programa, a Cooperativa doará um percentual sobre o valor. “Essa indicação feita pelo associado não altera em nada o rendimento da sua aplicação. Ele apenas precisa escolher sua entidade do coração para indicar”, explica.
Produtos participantes
O repasse para a entidade escolhida será de 0,15% sobre novas aplicações em poupanças ou nos produtos Sicredinvest, Sicredinvest Flex, Sicredinvest Evolutivo, Sicredinvest Exclusivo e RDC pré-fixado, com prazo de carência para resgate de, no mínimo, 180 dias. Para aqueles com prazo de carência de, no mínimo, 365 dias, a doação será de 0,25%. As doações estão limitadas a R$ 3 mil por associado, sem limite de valor doado para entidades.
Entidades que podem ser beneficiadas
O Fazer Juntos contempla instituições com foco no empreendedorismo social, educação, cultura, saúde, segurança, esporte e programas sociais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade.
Novidades de 2023
– Extinção do limite máximo destinado a uma mesma entidade;
– Renovação automática do cadastro das entidades inscritas no ano passado (é necessário a atualização dos dados);
– Para a inclusão de novas entidades no cadastro, o representante legal deve procurar sua agência com cópias do estatuto social, da ata da eleição da diretoria, e o termo de adesão ao programa. O regulamento completo e a atualização das entidades habilitadas podem ser conferidos no site www.sicredi.com.br/coop/integracaorsmg/fazerjuntos.
Fique atento aos prazos:
– Até o dia 30 de setembro de 2023: cadastro de novas entidades
– Até o dia 30 de novembro de 2023: indicações de entidades (pelo associado)
Vovolar: mais comodidade para as vovós
As indicações de associados, no ano passado, beneficiaram mais de 130 entidades da região. Entre elas, a Sociedade Lajeadense de Acolhimento a Idosas, a Vovolar Lajeado, uma entidade filantrópica, ou seja, que precisa de ajuda para manter os serviços e prestar o melhor acolhimento para suas residentes.
Localizada no bairro Hidráulica, a instituição tem, atualmente, 12 moradoras – a capacidade é para 16 – e presta toda a assistência que as residentes necessitam para uma vida tranquila e feliz.
Conforme a psicóloga da instituição, Alana Tieli Pavi, as indicações da entidade no Programa Fazer Juntos da Sicredi Integração RS/MG significaram mais comodidade e conforto para as residentes. “Utilizamos o valor no projeto de ampliação e reforma da sala de estar, que é um local onde as residentes ficam mais tempo durante o dia. Sem essa ajuda, não teríamos conseguido”, enfatiza, salientando que a Vovolar segue participando do programa este ano e que todas as doações são importantes.
O presidente da Vovolar Lajeado, Algenor Pavi, agradece os recursos e reforça o quanto a entidade precisa deste tipo de colaboração. “O Sicredi sempre foi um grande parceiro e ficamos muito gratos pela destinação do valor e pelas indicações dos associados. Toda e qualquer ajuda é sempre bem-vinda para continuarmos oferecendo qualidade de vida para nossas residentes”, enaltece.
LEGENDAS:
Vovolar Lajeado, que hoje acolhe 12 idosas, foi uma das contempladas com recursos do Fazer Juntos em 2022
Naira: “Venha conosco fazer a diferença nas comunidades”
créditos: Aldo Lopes