Transparência na BR-386

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Transparência na BR-386

Duas semanas após suspender as obras na BR-386, a CCR Viasul anuncia o rompimento do contrato com a Eurovias e promete retomar os serviços em maio com outra terceirizada. Ainda não há data específica para a aguardada retomada. Mas a informação preliminar já serve de alento para uma região calejada – e traumatizada – diante dos recorrentes atrasos verificados em empreendimentos anteriores na mesma rodovia.
Mesmo assim, os prazos iniciais para as conclusões dos trechos de ampliação entre Estrela e Lajeado, e de duplicação entre Lajeado e Marques de Souza, não serão atendidos a plenos. Não é nada próximo ao martírio em que se transformou a construção da nova pista até Tabaí, entre 2010 e 2018. Entretanto, o alerta está ligado. E a comunidade está atenta!

Gabinete de Kniphoff na capital federal

Por meio de um “requerimento ordinário”, o vereador Sérgio Kniphoff (PT) solicitou autorização para a realização de viagem a Brasília (com a realização dos procedimentos necessários para concessão de diárias e passagens) entre os dias 3 e 4 de maio. Além dele, também viajam os dois assessores do gabinete, Jones Fiegenbaum e Leonardo Schneider, Além de agenda pré-definida com o Secretário da Secretaria de Comunicação Institucional, Maneco (PT), eles estabeleceram outras agendas em órgãos federais.
Entre essas, uma visita ao Ministério da Saúde para tratar do “teto de repasse do SUS ao Hospital Bruno Born”; ao Ministério da Cultura/Incra para verificar a “situação do repasse das terras Quilombo Unidos de Lajeado”; e ao Ministério das Cidades para entregar o “Relatório final da Comissão Temporária de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara”.

TIRO CURTO

• Secretário da Fazenda de Lajeado, Rafael Spengler também passa a fazer parte do Conselho dos Secretários Municipais da Fazenda e Finanças do Rio Grande do Sul (Consef/RS).

• A Associação Atlética Municipal será palco, hoje, da 1ª Conferência Municipal de Povos de Terreiro de Lajeado, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de Lajeado. O tema é “Direitos Humanos, Democracia e Descolonização: Contribuições da Tradição de Matriz Africana Afro-Umbandista, desdobrando os respectivos eixos temáticos”.

• Vereador de Lajeado, Carlos Ranzi (MDB) envia ofício à Secretaria de Obras, pedindo “qual a previsão de troca do piso (parquet) do pavilhão 1, do Parque do Imigrante”. Segundo ele, há peças soltas que oferecem “riscos para as crianças que utilizam as quadras”. E faz tempo.

• O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) reelegeu ontem o presidente Luciano Moresco e confirmou para às 16h30min do dia 18 de maio o início do Fórum sobre o Freeflow, o modelo de cobrança automático de pedágio. O encontro é na Univates.

• Em Estrela, a Mesa Diretora da câmara de vereadores convocou a Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Carine Schwingel. Ela deve comparecer ao plenário no dia 8 de maio para falar sobre os últimos movimentos da secretaria.

• Na câmara de Arroio do Meio, o vereador Marcelo Schneider (MDB) cobra agilidade do prefeito no momento de responder aos pedidos de informações. A Lei Orgânica cita um período de até 15 dias para tal. “Ele está desrespeitando a lei”, disparou o emedebista durante a sessão passada.

• O leitor atento avisa e encaminha um print: tem assessor de comunicação empregado pelo PP (leia-se a antiga Arena) que vive depreciando atores e ações da “direita” nas redes sociais. Ou seja, na hora de pagar, a direita (leia-se o PP) serve. Ora, assim é fácil ser “militante”…

Acompanhe
nossas
redes sociais