Há alguns dias participei de um painel com investidores de peso no mercado de startups. A ideia era eles discutirem como o atual momento está refletindo nas futuras captações que as startups precisarão fazer para continuar na sua jornada de crescimento.
E uma coisa ficou clara: o sentimento de “oba oba” que existia até final de 2021 não existe mais e os fundos de investimento estão muito mais rigorosos para assinarem os seus cheques. Assim como uma gangorra, agora quem está por cima são os fundos que ficaram mais diligentes e voltaram a ter o tempo necessário para analisar e avaliar uma empresa antes de decidir se vão aportar recursos nela ou não.
E isso é bom porque traz a normalidade de volta para a mesa. Uma startup capta recursos basicamente pra ir do Ponto A até o Ponto B. Ou seja, ela vai usar esse dinheiro captado para executar um plano que ela imagina ser o correto pra atingir determinadas metas.
É claro que existem muitas incertezas nesse meio do caminho, afinal estamos falando de uma empresa que está disposta a fazer algo completamente diferente do que já se tem, mas o que estava acontecendo é que as startups captavam dinheiro sem nem saber direito se o “plano” estava realmente alinhado e com possibilidade de dar certo.
As startups estavam mais comprometidas em contar boas histórias para levantar mais dinheiro do que realmente construir um produto que fizesse sentido para as pessoas. E agora, que a maré baixou, muitas startups que captaram recursos estão sem saber como vão entregar o que prometeram para aqueles que investiram nelas.
Na prática, é uma correção importante que vai fazer com que o básico volte à pauta. Ou seja, construa um produto que as pessoas querem comprar porque resolve um problema real para o qual até então elas não tinham nenhuma solução. Esse é o único caminho para quem deseja ter sucesso ao empreender.
A boa notícia é que os fundos de investimento ainda possuem muito recurso captado para aportar nas startups. Muito mesmo. Então se você é empreendedor e está fazendo algo que faça sentido dificilmente você não terá acesso à capital para continuar crescendo.
E felizmente a fórmula para isso continua a mesma: 1. Resolva um problema real e que está incomodando as pessoas (muitas pessoas). 2. Construa ao redor de você um time formidável capaz de construir uma solução para esse problema. 3. Converse com seus clientes e capture o máximo de informações sobre como está sendo a experiência deles para garantir as melhorias necessárias.
Cedo ou tarde a correção necessária para tornar o mercado sustentável sempre chega. E saber simplificar as coisas e fazer o que realmente importa para o cliente e para o negócio crescer nunca foi tão importante quanto agora.