Em Lajeado, o Bairro Conventos avança no ritmo do crescimento empresarial. As proporções da região expandem negócios e fortalecem o comércio, serviços e indústrias.
Com mais de 8 mil habitantes, Conventos é maior que, pelo menos, dez municípios da região, além de ser considerado por empreendedores como um bairro autogerenciável. Ou seja, tem tudo, praticamente sendo desnecessário se deslocar até o Centro de Lajeado para realizar as atividades do dia a dia.
Paulo Pohl, diretor da Imojel Construtora, está entre os que perceberam Conventos como uma terra de futuro. Há quatro décadas, o empresário decidiu investir em loteamentos e, a partir dali, sua empresa iniciou um processo de transformação da localidade, influindo diretamente na vida da comunidade.
A Imojel revolucionou a infraestrutura imobiliária do lugar, oferecendo terrenos com casas e iluminação, vias de circulação e escoamento de águas pluviais. Em pouco tempo, os lotes despertaram o interesse de um público que buscava uma alternativa de moradia em um local que oferecesse qualidade de vida, mas que também propiciasse um desenvolvimento ordenado.
Desde então, a Conventos sem asfalto passou a receber melhorias e ruas pavimentadas, atraindo comerciantes e novos empreendimentos. A Imojel foi a primeira construtora a erguer um condomínio na região: o Conventos Blumen Park Premium.
O empreendimento possui três lagos, seis quadras de esportes e virou símbolo de um estilo de vida diferenciado no Bairro Conventos. Em função disso, novos investimentos foram atraídos ao local, como lojas diversificadas, mercados, escolas, indústrias de móveis entre outros, que dão vida e movimento ao bairro.
Pohl previu que o bairro seria ativo e conta o que o levou a investir ali
“Em 1980, percebíamos que Conventos havia se desenhado sozinho. Possuía uma vida comunitária pronta e organizada. Os antepassados que moravam no bairro foram valentes e visionários quando se instalaram na região. Lajeado começou por Conventos, é, portanto, ali que reside o reduto histórico da cidade.”
Empresário investe em materiais de construção longe do Centro
O empresário Sérgio Rambo adquiriu um terreno da Imojel há 17 anos no Bairro Bom Pastor. Foi o primeiro investimento do lugar: não havia asfalto, telefone ou internet. Mesmo assim, ele encarrou o desafio. “Tinha certeza de que daria certo.”
De representante comercial, o empreendedor virou empresário de bairro a partir de um insight. “Eu circulava pelos bairros quando vi um jovem passear de bicicleta com um cano. Identifiquei a necessidade dele e abri a loja de material de construção.”
Rambo acredita que é necessário equipar os bairros com comércio e novos negócios. “Tirar a economia do centro e fortalecer os arredores é uma forma de inclusão porque é assim que nascem escolas e serviços públicos. A Imojel ajudou a impulsionar o comércio e a dar vibração aos empreendimentos locais.”
Floricultura gera bons negócios em pleno Conventos
O comércio diverso transforma Conventos em um bairro cidade. Os empresários Marlise e César Johann investiram em uma floricultura e, há 12 anos, abriram a Toque Especial junto à BR-386. A filha do casal reside no condomínio Blumen Park e os empresários passam o dia na floricultura. “É uma família que respira Conventos”, afirmam.
Marlise transferiu a floricultura do Centro de Lajeado para Conventos por uma questão calculada. “Precisávamos de espaço maior para nosso Garden. Percebemos que o bairro seria um bom ponto comercial.”
O espaço de flores é generoso em suas dimensões e atende clientes dos bairros e consumidores que circulam pela rodovia. A cliente Inês Zen, por exemplo, sai do Centro de Lajeado para comprar as flores em Conventos.
Para Marlise, a Imojel ajudou a definir o bairro como ele é hoje: com consumidores exigentes que apreciam fazer compras na região.
Rambo adquiriu a área do seu negócio no primeiro loteamento da Imojel no Bairro Bom Pastor
Inês sai do centro de Lajeado para comprar na floricultura do César em Conventos.